03 Agosto 2017

PORQUE RAZÃO OUÇO UM BARULHO ALTO NA TUBULAÇÃO QUANDO FECHO UM REGISTRO?

Muitas vezes, quando se realiza uma instalação, especialmente para a distribuição de água potável, se subestima o problema do golpe de aríete, isto é, a propagação de sobrepressões e depressões ao longo da tubulação.

Esse fenômeno, de fato, é capaz de causar vários problemas, tais como:

  • Ruídos e vibrações;
  • Ruptura dos tubos;
  • Danos dos boilers;
  • A ruptura de membranas das VRP e dos vasos de expansão;
  • Deterioração de válvulas de corte, válvulas de retenção e regulação;
  • Possível quebra de torneiras de distribuição.

O golpe de aríete pode ocorrer em todas as tubulações fechadas, como um resultado de súbitas paragens ou acelerações de fluido que passa através delas.

Estas alterações súbitas nas condições do fluxo de água, surgem do fecho rápido de válvulas com torneiras de alavanca de curso curto (por exemplo, os clássicos misturadores monocomando cada vez mais comuns) ou para a paragem de uma bomba.

Para deixar claro a magnitude da sobrepressão que pode ser gerada no interior das tubulações, basta pensar que, em um tubo de cobre ½", com uma velocidade inicial de água de 2 m/s e um tempo de fechamento de 14 ms, você pode obter um aumento na pressão de cerca de 30 bar.

Para evitar que estas sobrepressões recaiam sobre os vários componentes do sistema, gerando os problemas mencionados acima, pode instalar um dispositivo de amortecimento de golpe de aríete.

 

 

Estes dispositivos podem ser mecânicos (mola) ou hidropneumáticos (almofada de ar permanente ou recuperável).

Os dispositivos do tipo mecânico, tais como o ANTISHOCK Série 525, são constituídos por um cilindro (1), dividido em duas câmaras (2) e (3) e por um êmbolo com duplo O-ring para uma vedação mais segura (4).

A câmara fechada (2) contém ar e actua como uma almofada, enquanto que a câmara aberta (3) está ligada directamente ao tubo e enche-se com água. A mola (5) contida no interior da câmara fechada funciona em conjunto com a compressão do ar para equilibrar a pressão da água que chega à câmara aberta, absorvendo assim o golpe de aríete que ocorre na tubulação antes de prosseguir para os restantes componentes do sistema. A instalação correcta deste dispositivo deve prever o seu posicionamento tão perto quanto possível do ponto onde é gerado o golpe de aríete.

 

 

A gama ANTISHOCK é composta de dois modelos:

  • O amortecedor de golpe de aríete instalado no topo de um manifold de distribuição ou directamente na tubulação através de um T de ligação;
  • O amortecedor de golpe de aríete para colocar por baixo das louças sanitárias, especificamente configurado para ser instalado directamente entre a ligação flexível da torneira e os registros de parede.

 

 

 

 

Categorias em que aparece
Comentários publicados no blog
Valter
14 Setembro 2019

Ola tudo bem ? Estou com um ruído muito alto na tubulação do sistema hidráulico próximo de uma válvula de retenção no momento da troca de palete onde exige um fluxo maior de óleo, desmontei a retenção e encontrei uma arruela de borracha que fica na haste do cone de vedação apoiado por mola , pode ser esse o problema?

filipe_cameira

In reply to by Valter

20 Setembro 2019

Muito obrigado pelo seu comentário. Uma vedação mal apoiada pode de fato dar origem a fenómenos de vibração. Contudo, e para que possamos entender melhor o seu questionamento, agradecia que nos podesse contactar por email para o poder ajudar. Atenciosamente

Rui Cunha
14 Outubro 2019

Tenho uma bomba movida à placa solar para aquecimento da agua da piscina que faz circular a água da piscina em uma serpentina no telhado,
É uma bomba 12V pequena de 3/4" que vibra muito e acaba vibrando toda a tubulação no telhado fazendo uma ressonância na casa toda.
A saída da bomba está ligada em uma mangueira de jardim e depois na tubulação de PVC marrom de 30 metros que vai até o telhado. Mesmo assim a tubulação acaba vibrando com a vibração da água.
Pergunta:
Existe algum tipo de anti-vibrador para acabar com essa vibração?
Já coloquei espuma em todos os locais onde o tubo encosta o madeiramento do telhado, mas o barulho de ressonância continua.
Aguardo seus comentários.
Grato,
Rui Cunha
(19) 9 9832-2051

filipe_cameira

In reply to by Rui Cunha

17 Outubro 2019

Bom dia Rui e obrigado pelo questionamento.
Existem soluções de amortecimento para a fixação da bomba (sinobloco) e para a própria circulação da água (vasos de expansão).
Sugiro que consulte o manual do fabricante da bomba para saber qual a melhor solução de instalação e operação.
Atenciosamente

Daniela
17 Outubro 2019

Ouço estouros na tubulação de água, geralmente quando outro apt faz utilização. O que também acontece é que, contantemdnte, meu boiler de gás parece que vai ligar, sem nós aqui acionarmos os chuveiros. O barulho é bem alto e acontece do nada. Mas observei que qdo uma vizinha liga o chuveiro, acontece com mais frequência. O que pode ser?

filipe_cameira

In reply to by Daniela

17 Outubro 2019

Bom dia e obrigado pelo questionamento.
Se este problema de ruído começou faz pouco tempo, diria que algo possa ter avariado na instalação comum, como por exemplo uma redutora de pressão. Ou a sua vizinha tenha colocado uma ducha com mais vazão!
Se o problema acontece desde sempre, pode ser que a coluna de distribuição do prédio passe pelo interior dos apartamentos. Desta forma é mais perceptível a utilização de água por parte dos outros moradores.
As válvulas de descarga para vasos sanitários também costumam estar na origem deste tipo de ruido, devido à elevada velocidade de escoamento combinada com um reduzido tempo de fecho.
Atenciosamente

Fábio Rodrigues
28 Outubro 2019

Eu não sei se o caso que venho percebendo em meu apartamento é o mesmo apontado pela Daniela, mas ao menos parece. Também tenho dúvidas se tem possibilidade de ser o golpe de aríete.
A diferença é que percebo barulho somente na entrada de água do aquecedor de gás do chuveiro, geralmente relacionada as torneiras do meu apartamento.
Qualquer torneira que eu aciono no apartamento provoca um estalo muito alto na tubulação que chega no aquecedor, e somente neste ponto é que há qualquer barulho.
Enquanto a torneira está ligada não há barulho.
Teria relação com o golpe, ou do mesmo caso apontado pela Daniela?

filipe_cameira

In reply to by Fábio Rodrigues

04 Novembro 2019

Bom dia Fábio, se consegue identificar o aquecedor como o foco desse ruído, aconselho a chamar a assistência do aquecedor.
Alguns aquecedores, ligam em automático quando abre uma torneira. Os mecanismos que promovem essa função podem ser válvulas diferenciais, chaves de fluxo, etc.
Sugiro que chame a assistência para investigar a origem do problema e se há algo a ser reparado.
Atenciosamente

Patricia Molina
01 Novembro 2019

Boa noite! Moro no 2. andar de um prédio antigo de 10 andares. Por inúmeras vezes, e em diversos horários, ouvia barulhos estrondosos; do coração disparar!!! E ninguém em casa estava usando nada!!! Até ao ponto de não aguentar e me mudar. Sindico nada fez. Sempre dizendo que era impressão minha. Até que quase rompeu a tubulação do apartamento. Pretendo colocar um vaso de caixa acoplada. Será que vai resolver, ou é o tal GOLPE DE ARÍETE?
Por favor, uma orientação.
Obrigada.

filipe_cameira

In reply to by Patricia Molina

04 Novembro 2019

Bom dia Patrícia. O golpe de ariete pode provocar ruídos bem fortes e levar até à rutura de tubulações. Se nota o ruído quando não está a fazer uso de água no seu apartamento, colocar uma caixa acoplada apenas no seu apartamento pode não resolver totalmente o problema. É contudo uma solução interessante, pois além de reduzir o risco de golpe de ariete (pois reduz a vazão quando dá descarga), reduz também o consumo de água. Procure junto do condominio por casos semelhantes ao seu e contratem um consultor em hidráulica predial para localizar o problema.
Atenciosamente

Rodrigo Kamia
13 Novembro 2019

Tenho dois banheiros no meu apartamento que teoricamente dividem o mesmo Shaft. Ao acionar o chuveiro de um deles há um ruído alto perdurando por um bom período, quando abrimos o misturador da água quente. Problema que não ocorre no outro chuveiro. Teria uma ideia de qual problema pode existir?

filipe_cameira

In reply to by Rodrigo Kamia

13 Novembro 2019

Bom dia Rodrigo e obrigado pelo questionamento.
O ruído nas tubulações tem duas origens principais. O golpe de ariete, que está descrito neste artigo, e a perda de carga em um acessório. Cada vez que abre uma torneira, a água que flui, sofre uma aceleração dentro da própria torneira. Isso leva a uma turbulência no acessório que se traduz em perda de carga e consequentemente em ruído. Outro fenômeno que poderá causar ruído é a ressonância nas tubulações. Se estas não estiverem correctamente ancoradas, podem a determinadas vazões, provocar ressonância ou vibração nas tubulações. Se for uma situação que o incomode, sugiro que chame um encanador para identificar o problema e resolver.
Atenciosamente

FRANCISCO CARL…
30 Novembro 2019

Ola, sou sindico de um condomínio e temos uma válvula de incêndio que de vez enquanto faz barulho, como se fosse uma batida intermitente, seria um defeito ?

filipe_cameira

In reply to by FRANCISCO CARL…

02 Dezembro 2019

Boa tarde Francisco. Os sistemas de combate a incêndio estão normalmente parados (ainda bem) e apenas devem ser manuseados por pessoal qualificado. A haver ruído neste tipo de sistema indica que pode estar acontecendo algum tipo de circulação de água. Se tiver um sistema de sprinkler, e houver uma fuga na instalação, as bombas que mantêm a pressão no sistema podem arrancar e gerar algum nível de golpe. Com um hidrante de coluna, pode estar alguém fazendo uso de um registro e com isso gerar circulação de água. As linhas de distribuição destes sistemas são geralmente metálicas e longas. Estes fatores potenciam os efeitos do golpe de aríete. Aconselharia a contratação de um serviço de manutenção preventiva para garantir que todo o sistema está em perfeitas condições.

FRANCISCO CARL…
05 Dezembro 2019

Muito Obrigado pela orientação.

Nelson
07 Dezembro 2019

Olá,Moro em um sobrado,quando 2 chuveiros estão ligados (utilizo aquecedor elétrico) o cano de entrada da água fica batendo na lage parece que tem ar no encanamento,na lavanderia da pra ouvir o encanamento que desce pra abastecer os tanques e máquina de lavar se abrir a torneira do tanque um pouco a água fica dando pequenos golpes e para o barulho e a batedeira o que poderia fazer.

filipe_cameira

In reply to by Nelson

09 Dezembro 2019

Bom dia Nelson. Creio que será uma questão de ressonância. Talvez a tubulação tenha poucos pontos de ancoramento. Geralmente os fabricantes de tubos informam as distâncias entre pontos de ancoramento em função do diâmetro da tubulação nos seus websites. Ou então procure um encanador para inspecionar a sua instalação.

Carmen F V Silva
15 Dezembro 2019

Bom dia. Resido no 10o. Andar de um prédio bem antigo (1957) de uns tempos prá cá, venho notando ruídos fortíssimos que reverberam no meu aquecedor a gas. O síndico está notificado e pede para que eu faça testes abrindo as torneiras e fechando o registro mas não melhora. O curioso é que de tempos em tempos os ruídos param completamente e em outros momentos são tantos q se tornam insuportáveis... pode me orientar o que fazer? Desde já agradeço.

filipe_cameira

In reply to by Carmen F V Silva

19 Dezembro 2019

A rede de distribuição de água em instalações antigas era feita tipicamente em tubo metálico. Acontece que quando alguém faz uma reforma num apartamento, particularmente nos banheiros, as torneiras passam de registros de pressão (tem de rodar para abrir ou fechar) para registros do tipo monobloco. Este tipo de registro tem um tempo de abertura/fecho muito rápido, por oposição aos tradicionais registros de pressão, onde por ter de rodar o manípulo para acionar o registro, o tempo de abertura/fecho é gradual. Havendo registros que por sua natureza de acionamento provocam o golpe, combinado com tubulação metálica, diria que o golpe de ariete é inevitável. Sugiro que façam uma revisão geral no prédio, afinal já tem uma certa idade e não há instalações vitalícias. Com um consultor de hidráulica predial, podem mapear toda a instalação (tipo de pontos de utilização e respetiva vazão) e procurar as soluções mais adequadas para uma utilização segura e racional da rede de distribuição.

Carmen F V Silva
19 Dezembro 2019

Muito grata pelo retorno, vou passar as informações que prestou para o síndico do condomínio! Mais uma vez agradeço. Abs.

Guilherme de A…
06 Abril 2020

No fim de janeiro deste ano, a COPASA realizou uma manutenção na rede externa de minha residência ( antes do registro de hidrômetro). No mês seguinte a conta de água veio mais alta. Já no mês de março, a conta veio R$ 3500,00 - sendo que consumimos em média R$ 150,00 por mês. Conversando informalmente com um técnico da COPASA, ele disse que ao término deste tipo de reparo ao religar o sistema pode ocorrer um excesso de pressão no sistema, resultante de uma bolsa de ar, e ocasionar rompimento na tubulação do sistema.
Gostaria de saber se há alguma norma técnica que determine o procedimento de sangria ou restabelecimento gradual do fluxo de água para evitar danos ao sistema em decorrência aumento repentino de pressão no encanamento ao realizar estes reparos.

filipe_cameira

In reply to by Guilherme de A…

07 Abril 2020

Obrigado pelo seu comentário Guilherme.
Com toda a certeza que deve haver uma norma técnica para esses procedimentos. Queira por gentileza consultar o site da ABNT ou entrar em contato direto com a COPASA, pois desconhecemos qual será a norma em particular para esse caso específico.
Geralmente os sistemas de adução de água possuem mecanismos de amortecimento de golpe de ariete (por exemplo tanques verticais que podem ser vistos nas estações elevatórias) e válvulas de corte com fecho bastante progressivo para evitar os efeitos nefastos do golpe.

Jonny Maia
25 Maio 2020

Senhores, fiz uma residência sobrado moro a 5 anos, na rua Nilton João Marchesini número 22. Estamos enfrentando uma estiagem que dura em torno de 10 meses, a cada 2 dias não temos água, estou notando uma frequência e um batimento nas tubulação que vem da caixa d'água, um barulho desconfortante e irritante. Chamei um profissional encanador e o mesmo me disse que em função do nível da água da caixa pode resultar neste batimento irritante (parece golpe de ariete), coloquei um dispositivo de pressão na caixa igual que vem da SANEPAR, mas agora a caixa está no nível de água, mas as batidas continuam, por favor me ajudem a resolver este problema. Retorne-me uma solução por favor. Estou preocupado...
Fone (041 ) 991861492

filipe_cameira

In reply to by Jonny Maia

01 Junho 2020

Agradecemos o seu questionamento. O abastecimento intermitente aumenta o nível de turbulência nas condutas de distribuição. Porém quando a caixa está cheia e a boia de nível fecha a válvula de enchimento da caixa de água, o barulho deveria cessar. Peça uma segunda opinião a outro encanador ou à própria SANEPAR para que a sua situação seja avaliada presencialmente. Pode considerar colocar abraçadeiras de borracha para fixar a tubulação aparente na sua casa, na ligação à caixa de água. Desta forma talvez se atenue um pouco alguma eventual vibração que possa ter origem no restablecimento de água.

Daniel Fernando
01 Junho 2020

Olá,

Todas as noites a partir das 18:00 em meu apartamento ocorrem barulhos de impacto que não sei identificar de onde vem, inicialmente pensei que fosse vizinho mas não é.

O barulho é tipo uma batida seca, não tem intervalo certo para ocorrer, as vezes parece vir do banheiro outras vezes da parede do quarto. Vai até uma da madrugada. Moro no terceiro andar de um bloco de 5 andares. Teria uma noção do que pode ser?

Obrigado.

filipe_cameira

In reply to by Daniel Fernando

01 Junho 2020

Saudações Sr. Daniel. Esse sintoma aponta para a válvula de descarga do vaso sanitário. A vazão deste tipo de válvulas tem de ser elevada e se o fecho for rápido leva ao golpe de aríete. Procure um técnico para fazer uma vistoria no condomínio. Pode ser que a válvula instalada permita ajustar o tempo de fecho para reduzir o risco de barulho. A visita de um técnico é fundamental até porque pode ser que seja outro motivo que leva a esse ruído.

Daniel Fernando

In reply to by filipe_cameira

02 Julho 2020

Boa noite, Sr. Filipe. Muito obrigado pela resposta!

O vaso sanitário dos apartamentos são aqueles onde a caixa d´água ficam em cima do vaso, não são aquelas onde o botão de descarga é acoplado na parede. Logo, embora faça sentido, não creio que seja isso. Aparentemente o problema começa quando algum apartamento ou mais de um utiliza água, não sendo necessáriamente o meu.

Teria alguma outra ideia?

filipe_cameira

In reply to by Daniel Fernando

14 Julho 2020

Saudações Sr. Daniel. A origem do golpe de aríete parte sempre de uma válvula ou mecanismo de fecho rápido. Falei da válvula de descarga por ser um exemplo clássico. Porém, quaisquer torneiras ou registros tipo monocomando também são potenciais causadores deste fenômeno. Tem em conta que os apartamentos são sempre equipados de acordo com os gostos dos proprietários, pode ser que haja algum ou alguns registros deste tipo que possam estar na origem dos ruidos. Talvez possa indagar sobre o tema numa reunião de condônimos e fazer alguma experiência de abertura e fecho para localizar a origem. A verdade é que estes "choques" na tubulação podem levar à fadiga dos materiais e causar um vazamento.

Armindo Jorge
05 Junho 2020

Boa tarde.
Vivo num apartamento, num rés-do-chão.
Quando abro qualquer torneira da cozinha ou do banheiro, ouço um barulho/silvo/vibração muito forte na canalização próximo do termoacumulador. Esse ruído desaparece assim que a torneira fica deitando água.
Que deverei fazer para anular tal efeito?

filipe_cameira

In reply to by Armindo Jorge

08 Junho 2020

Boa tarde Sr. Armindo. Acabo não entendendo bem a sua questão. Quer dizer que sente a vibração com alta vazão e ela diminui com baixa vazão? Seja como for, um termoacumulador deve ter sempre, uma válvula de segurança bem dimensionada (de preferência um grupo de segurança que incorpora a válvula de segurança, retenção e corte - tipo série 5261), uma redutora de pressão para controlar a pressão de entrada no termoacumulador e um vaso de expansão para compensar o aumento de pressão decorrente do aumento de temperatura. A não colocação destes dois elementos pode levar a válvula de segurança a pingar.

Cesar Augusto …
09 Junho 2020

Tenho um boiler aquecido com uma serpentina dentro. A agua vem da rua com pressão, passa dentro da serpentina no boiler e sai para toda a casa. Porém quando fecho as torneiras escuto a serpentina fazendo barulho, acredito ser o golpe de ariete. Tem algum dispositivo que eu possa colocar para acabar com esse problema? Eu sei que existe o vazo de expansão, porém este eu dimensiono levando em conta o volume do boiler, porém no meu caso o circuito vem da rua e passa na serpentina que esta dentro do boiler, então não tem como eu considerar o volume do boiler pois este não faz parte do circuito. Poderiam me ajuda? obrigado!

filipe_cameira

In reply to by Cesar Augusto …

29 Junho 2020

Prezado Cesar, tem uma instalação interessante. Geralmente a água da rua passa primeiro na caixa de água e num boiler com serpentina, a água da serpentina é de um circuito fechado. Existem de facto boilers onde a água de consumo está dentro da serpentina e esta tem uma dimensão e extensão considerável para permitir atender a demanda de consumo. Neste caso pode ser um fenômeno de reverbação que faz com que o ruído do golpe se faça ouvir com mais intensidade no boiler. Procure abrir e fechar as torneiras devagar e depois rápido para entender a origem. Se necessário, pode utilizar um amortecedor da série 525 junto da válvula que está originando o golpe.

Maíra
25 Junho 2020

Olá!
Gostaria de saber se dejetos sólidos fazem diferença no ruído da tubulação? Se fazem mais barulho do que só descarga de líquidos.
Obrigada.

filipe_cameira

In reply to by Maíra

29 Junho 2020

Prezada Maíra. Esse tema foge um pouco do nosso escopo, mas sabemos existir sistemas de canalização de esgoto com isolamento acústico.

Luiz Augusto B…
28 Junho 2020

Bom dia, sou síndico de um condomínio de 19 andares, sendo do 1° ao 9° é bombeado e, do 19° ao 10° vem por gravidade.As pressões nos andares estão reguladas e agora está sendo concluída apt° por apt° está sendo feito a vreificaçao de cada cada valvula da docol e onde se verifica problemas está sendo trocado o reparo. Ocorre que um morador (12°)o qual já houve a inspeção das válvulas e nao houve necessidade troca alega que vez ou outra sem usar o aparelho sanitário alega que houve barulho forte quando alguém faz o uso e ele acha que pode estourar a tubulação, sendo que nos andares dessa coluna já foram feitas as substituições.
Também observa -se que entre andares não possui isolamento acústico pode serva causa de ouvir esse ruído?
Gostaria de uma possível solução para o caso e, se for necessário passo as informações complementares.
Obrigado
Luiz Augusto

filipe_cameira

In reply to by Luiz Augusto B…

29 Junho 2020

Caro Luiz. Pode ser um conjunto de fatores que estejam a provocar esse ruído. O golpe de ariete pode provocar vibração na tubulação. Se esta não estiver bem ancorada e não havendo isolamento acústico entre pisos, vai fazer-se notar com mais intensidade. O ideal é contratar um consultor local para verificar a origem do ruído "in loco", para depois se decidir que acções tomar.

Carmen Reiter
04 Julho 2020

Boa noite,

Moro no sétimo andar de um prédio. Nessa semana comecei a ouvir somente à noite , no meu banheiro, um barulho parecido com um motor.
Em uma vez, quando o barulho começou, eu estava no banheiro e quando abri a torneira de água fria da pia senti que ela estava vibrando. Quando o barulho passou, a torneira deixou de vibrar.
Nas outras as vezes em que comecei a ouvir o barulho eu não estava no banheiro e nem estava mexendo com água , isto é, todas as torneiras e chuveiros do meu apartamento estavam fechadas. Durante o dia não tem o barulho, uso todas as torneiras, aciono a válvula do vaso sanitário ( que não é de caixa acoplada) e tudo funciona normalmente. Tenho certeza que o barulho vem de outro apartamento, só não sei qual é.
O interessante é que só a torneira de água fria vibra quando ouço o barulho , a de água quente não vibra e por esse motivo acho que pode ser problema na coluna de água fria.

Você tem uma ideia do que pode ser?

Obrigada,

Carmen

filipe_cameira

In reply to by Carmen Reiter

14 Julho 2020

Boa tarde Carmen, pode ser uma bomba ou lavadeira recém adquirida por um vizinho seu. Se sentir diferença de vazão ou se o barulho incomodar por demais, sugiro trazer o assunto para uma reunião de condôminos. Há que falar e tentar resolver da melhor forma possível pois num prédio, todos partilhamos o sistema de distribuição de água e todos temos de zelar por ele.

Raul Eduardo Jr
14 Julho 2020

Boa tarde. Tenho um pressurizador Jacuzzi logo após a caixa d’água que trabalha com um tanque de ar para compensar a perda de pressão entre os acionamentos da bomba. Ocorre que logo após o enchimento do tanque pela bomba, a válvula de retenção (que há entre a caixa e o sistema) sofre um golpe fortíssimo que chega a entortar a portinhola após cerca de um ano. Seria possível instalar uma válvula para amortecer o golpe antes da válvula de retenção?

filipe_cameira

In reply to by Raul Eduardo Jr

14 Julho 2020

Os tanques que são fornecidos com os pressurizadores têm como função amortecer os arranques e paragens da bomba. Assim como "reservar" um pouco de pressão para evitar arranques e paragens sucessivas. Estes tanques possuem uma válvula para inflar e repor a pressão de pré carga. Tal qual uma bola de basquete ou similar, a pressão deve ser reposta periodicamente. Se o seu tanque não tiver pressão, o funcionamento da bomba gera golpe de aríete. Em princípio, se este tanque tiver em boas condições e devidamente calibrado, não terá mais problemas.

Alan
20 Agosto 2020

Boa noite, estou com problemas em relação ao chuveiro do vizinho, que por muitas vezes tem me tirado o sono! Moro em apartamento e o chuveiro (pressurizado) dele é muito barulhento, acaba passando vibração para a parede, ouço barulhos como queda de pressão e ar no sistema, acredito que pode ser cavitação! o Sindico não tem conhecimento nessa área e a construtora está tirando o time de campo! O que fazer se o vizinho se recusa trocar o chuveiro?

filipe_cameira

In reply to by Alan

20 Agosto 2020

Saudações Alan. Talvez esteja a acontecer um fenómeno de reverbação decorrente de vazão excessiva. Não creio que possa fazer mais que apelar ao bom senso do seu vizinho, talvez alegando não apenas o ruido mas também economia de água. Boa sorte!

Lucas
26 Agosto 2020

Olá!!!
Moro em um apartamento antigo, após acionar a descarga, de parede, do banheiro social, ocorre um tranco/solavanco no aparelho de gás que fica na lavanderia. Você acredita que pode ser o golpe de aríete? Se não, o que pode ser? Acredita que se nada for feito pode vir a acarretar problemas?
Obrigada

filipe_cameira

In reply to by Lucas

31 Agosto 2020

Olá Lucas. Pelo que descreve parece ser golpe de aríete. Na próxima manutenção ao aquecedor, peça para verificar essa situação.

Nelson da Silv…
05 Setembro 2020

Boa.noite, moro 18 de um prédio, a sala da bomba fica no 20. Um determinado dia escutei um barulho e logo um zumbido, que vinha do fosso do elevador e se espalhava pela casa. Foi uma luta para descobrir, até o zelador dizer que a bomba estava com problemas. Vieram trocar e o barulho persistia, desmontaram e montaram a bomba, o barulho melhorou, mas ainda escuto ela armar e desarmar, disseram que a bomba está ok...de onde poderia ser essa vibração?

filipe_cameira

In reply to by Nelson da Silv…

08 Setembro 2020

Saudações Nelson. Bombas e outros equipamentos rotativos, podem transmitir vibrações. Por isso são muitas vezes ancorados através de sinoblocos para amortecer essas vibrações. Outro aspecto a verificar é o estado do vaso de expansão que acompanha a bomba. Esse vaso permite amortecer os arranques e paragens da bomba. Se estiver sem pressão, estes se ouvirão com mais intensidade. Cumprimentos

Loyanne
09 Outubro 2020

Olá, moro em um apartamento com dois banheiros. Ao acionarmos a descarga do vaso sanitário em um dos banheiros notamos um barulho muito forte, e também uma sensação de tremedeira nas paredes do banheiro que dura cerca de 30 segundos. Notamos tambem que o vizinho do andar de cima possui o mesmo problema. Qual seria o problema e como resolver? Grata.

filipe_cameira

In reply to by Loyanne

26 Outubro 2020

Saudações Loyane. As válvulas de descarga podem fazem barulho enquanto permanencem abertas, dado a velocidade de escoamento característico destas válvulas. Se o barulho for maior do que notava antes, pode ser algum problema de fadiga da válvula ou no sistema de redução na coluna do prédio. Procure um instalador na sua área para verificar a válvula primeiro. Pode ser que uma eventual troca de válvula ou da colocação de um dispositivo anti choque (https://www.caleffi.com/sites/default/files/file/58967.04.pdf) resolva o problema sem mais demora. Se for uma questão da estação de redução, terá de comunicar ao condomínio para verificar.

SONIA RODRIGUES
29 Outubro 2020

Bom dia, gostaria de tentar uma solução para o meu problema. Moro num prédio pequeno, apenas 3 andares, e de uns dias para cá tenho sentido uma vibração, todo o apto vibra, muito sutil, intermitente, mas incomoda muito. Poderia ser da bomba d’água? Como resolver esse problema? Muito obrigada pela atenção.

filipe_cameira

In reply to by SONIA RODRIGUES

30 Outubro 2020

Saudações Sonia. De fato, uma bomba, sendo um orgão rotativo, pode provocar vibração. Por essa mesma razão, costumam ser instaladas em apoios de borracha para não transmitir vibrações ao local da sua ancoragem. Procure com o síndico verificar se é essa a real razão dessa vibração. As manutenções preventivas são uma boa forma de evitar estas situações.

This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.