16 Junho 2017

Como controlar a temperatura em uma coluna de água quente?

O controle da temperatura de uma coluna de água quente, especialmente de um prédio alto, é uma necessidade cada vez mais contemporânea. A geração de água quente por recurso a sistemas solares térmicos pode elevar a temperatura da água a níveis nem sempre toleráveis por alguns materiais. Ou pode haver a necessidade de controle de temperatura na entrada dos equipamentos de apoio dentro das unidades. Seja qual for o motivo, é importante ter mão na temperatura da água e a forma de o fazer, é através de uma válvula misturadora automática.

Porém, este tipo de instalações se encontra nos pavimentos superiores e bem próximo da caixa de água. Por isso a altura manométrica disponível para que a água flua pela válvula misturadora é baixa e isto pode condicionar a instalação.

A misturadora electrónica Legiomix possui um corpo preparado para grandes vazões e funciona muito bem com baixa altura manométrica. Como aliás se pode ver pela figura seguinte.

 

Considerando uma altura manométrica de 2 mca, o modelo de 2’’ atinge a impressionante cifra de 18.000 l/h. A CALEFFI disponibiliza um aplicativo para ajudar no dimensionamento deste tipo de válvulas. Aconselhamos vivamente a sua utilização para chegar à selecção do equipamento mais correcto possível.

Categorias em que aparece
Comentários publicados no blog
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.