14 junho 2022

A desmineralização e a separação de ar são suficientes para prevenir a corrosão em sistemas de climatização?

Em instalações de climatização, a corrosão é certamente um dos problemas mais comuns e menos conhecidos. Seguramente, a qualidade da água que é utilizada para enchimento destes sistemas assume um aspeto fundamental para prevenir estes problemas.

A corrosão é um processo de destruição que pode ser total, parcial, superficial ou estrutural de determinado material. Tende a afetar, geralmente, a instalação na sua totalidade e não apenas partes individuais da mesma. 

O fenómeno da corrosão ocorre de diferentes formas e pode derivar de múltiplos fatores, entre eles:

  1. materiais usados ​​na instalação

  2. geometria do sistema

  3. características térmicas da água

Pode-se pensar erradamente que a água destinada ao consumo humano, como a água potável fornecida por aquedutos, não é prejudicial. Porém, na realidade, uma vez em contacto com ligas metálicas, cobre e outros materiais presentes, pode desencadear processos químicos que comprometem a integridade dos materiais.

Norma de proteção antipoluição EN 1717:2000 

De modo a evitar o refluxo da água, contaminada e perigosa para a saúde humana, na instalação de aquecimento, é indispensável instalar um grupo de enchimento automático com desconector.



A solução Caleffi para esta situação é o Kit de enchimento e desmineralização (PT 580). Está equipado com uma centralina eletrónica que gere, quer tratamentos de desmineralização quer de amaciamento da água. É possível configurar parâmetros e dados, relativos a um tratamento específico, diretamente no quadro frontal da centralina. O software calculará automaticamente todos os parâmetros para um correto funcionamento.



A utilização correta de desconectores hidráulicos é regulamentada pela norma europeia EN 1717:2000 (“Proteção contra a poluição de água potável nas instalações hidráulicas e requisitos gerais dos dispositivos aptos a prevenir a poluição por refluxo”). Por poluição, entende-se qualquer degradação relativa à qualidade da água potável. 

 

Esta norma é o ponto de referência em matéria de prevenção da poluição da rede hídrica pública, causada por refluxo de fluido proveniente de instalações privadas situadas a jusante.

Evitar a cavitação através da separação de ar nos sistemas

hidráulicos de climatização

A presença de ar no sistema é capaz de conduzir a um fenómeno aparentemente corrosivo. Porém, trata-se de um completamente diferente e, até mesmo, não controlável com uma simples barreira protetora, nomeadamente, a cavitação.

A cavitação é de facto um processo físico, pelo qual, na presença de um aumento de temperatura, são criadas microbolhas de vapor (cavidades) que, seguindo as variações de velocidade típicas da passagem das válvulas, ou no interior dos circuladores, explodem, danificando o componente que estão em contacto. 

A separação de ar do circuito fechado assume, assim, um papel fundamental na salvaguarda da saúde do sistemas hidráulicos de climatização.

Como evitar depósitos de calcário nos permutadores de calor?

A utilização de soluções de tratamento de desmineralização como ferramenta de proteção, pode ser feita automaticamente através do cartucho descartável para desmineralização.

A desmineralização não é um tratamento que visa prevenir a corrosão, mas sim um sistema para evitar o aparecimento de depósitos de calcário, principalmente, nos permutadores de calor, uma vez que, podem comprometer a eficácia do sistema.

No entanto, em algumas condições, este processo químico pode modificar o pH da água tratada, tornando-a agressiva para os materiais utilizados no circuito fechado.

Posto isto, é importante verificar as características do fluido após o seu tratamento e em qualquer caso utilizar aditivos protetores, tais como, agentes de película.

Categorias em que aparece
Comentários a publicações do blog
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.