18 Abril 2017

Porque motivo aumenta a pressão a jusante de uma válvula redutora de pressão?

O redutor de pressão é um dispositivo posicionado na entrada da rede de água, que tem a função de reduzir e estabilizar a pressão dentro da instalação de utilização.

A instalação correcta prevê que o dispositivo seja  interceptável para facilitar eventuais operações de manutenção e limpeza; que seja protegido de impurezas a montante através da utilização de um filtro Y - série 577 ou de um cartucho de filtro da série 5370; que possua a jusante um amortecedor de golpe de ariete da série 525; ou caso haja incremento de pressão resultante da expansão da água acumulada, deve-se usar vasos de expansão da série 568 em conjunto com grupos de segurança da série 5261.

A instalação incorrecta pode provocar o aumento indesejável da pressão a jusante da redutora. A falta de um sistema de limpeza de entrada, de facto, permite a passagem de impurezas que podem ser depositados sobre a sede do obturador, impedindo o seu fechamento. Neste caso, a pressão a montante irá incrementar o valor da pressão a jusante. Se você tiver esse problema, na maioria dos casos, será suficiente  remover o cartucho redutor, após o desligamento do dispositivo, e proceder à sua limpeza, de modo a restaurar o seu correcto funcionamento. Muito mais grave, porém, é o caso do golpe de aríete. Nestes casos, pode haver a rotura da membrana do cartucho, o que fará com que a água vaze a partir do dispositivo. A única solução possível, neste caso, é a substituição do cartucho de ajuste por um novo com as mesmas características. No entanto, o aumento da pressão a jusante da redutora não é sempre focalizado na redutora em si. No caso da utilização de armazenamento de água quente não devidamente protegido, isto é, onde, na linha de abastecimento de água, não tenham sido previstos um vaso de expansão de dimensões adequadas e um grupo de segurança, a expansão da água devido ao seu aquecimento encontrará a redutora devidamente fechada, levando ao aumento da pressão mostrada no manômetro.

 

 

Categorias em que aparece
Comentários publicados no blog
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.