14 Setembro 2017

Como funciona a segurança antiqueimadura?

A segurança antiqueimadura consiste no fecho imediato da uma misturadora termostática na ocorrência de uma falha imprevista na alimentação de água fria.

 

 

Nas instalações de água quente, a água deve ser acumulada a 60°C como valor mínimo para evitar o desenvolvimento de colónias de bactérias. No gráfico seguinte pode-se verificar que a essa temperatura, 90% das bactérias morrem em dois minutos. No entanto, ao distribuir água a tal temperatura, o risco de queimaduras pode ter consequências graves. Ainda mais se se fizer uma desinfecção térmica na rede de distribuição, tipicamente a 70°C.

 

 

 

Neste gráfico fica demonstrado a relação média de temperatura vs tempo de exposição para evitar queimaduras. Os tempos indicados se reduzem para metade no caso de crianças pois possuem uma pele mais vulnerável. Outro grupo etário muito importante são os idosos por terem menos sensibilidade à temperatura e poderem desta forma ultrapassar os tempos de exposição de segurança, sofrendo assim com queimaduras. Na tentativa de manter o risco baixo de legionella, criou-se um risco elevado de queimadura. É aqui que entra a misturadora de segurança antiqueimadura. Este mecanismo foi desenvolvido para eliminar o risco de queimaduras pela utilização exclusiva de água a alta temperatura quando há uma falha inesperada no abastecimento de água fria. Na prática, a válvula fecha quando não há água fria para manter a temperatura de mistura desejada. As condições de funcionamento deste mecanismo de segurança pressupõem que a diferença de temperatura entre a entrada de água quente e a mistura seja superior a 10K. Para garantir estas condições, estas válvulas têm um campo de regulação limitado a 50°C.

 

 

Estas válvulas possuem outras características que as distinguem das outras misturadoras. Quando há uma variação abrupta na temperatura de entrada de água quente, a inércia térmica excepcionalmente baixa do cartucho permite adaptar-se muito rapidamente mantendo a temperatura de mistura. Esta característica é extremamente útil, em particular nos casos em que há duas fontes de água quente na mesma instalação. Por exemplo, uma instalação de água quente solar centralizada com apoio de aquecedor em cada unidade. No momento de transição para o aquecedor, há um aumento repentino da temperatura de água quente enviada à instalação. Com a misturadora de segurança antiqueimadura, esta variação é imperceptível. No quadro ao lado, pode verificar-se que quanto maior for a variação, mais rápida é a resposta da válvula.

Categorias em que aparece
Comentários publicados no blog
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.