23 março 2022

Válvulas termostáticas para radiadores: gestão inteligente do consumo doméstico

As válvulas termostáticas para radiadores têm desempenhado um papel cada vez mais importante no balanceamento das instalações e na regulação da temperatura ambiente.

 

Produtos-chave: Dynamical; Code

 

As válvulas termostáticas inteligentes são dispositivos programáveis que permitem gerir remotamente o sistema de aquecimento dos espaços. São válvulas termostáticas especiais wireless, capazes de regular a temperatura dos radiadores individuais, sejam eles inseridos em sistemas de aquecimento independentes ou centralizados. Este tipo de válvula integra sistemas com tecnologia avançada, mas com uma usabilidade simples e intuitiva.

Esta solução permite selecionar, de forma cómoda e à distância, uma temperatura diferente para cada divisão, adaptando-a aos hábitos, compromissos e necessidades pessoais. Personalização e otimização são as palavras-chave exigidas atualmente num contexto de Smart Home, um espaço conectado capaz de responder às necessidades de conforto e segurança dos seus habitantes, ao mesmo tempo que proporciona a poupança de energia

 

Vejamos como, em comparação com as válvulas termostáticas tradicionais, as válvulas termostáticas inteligentes proporcionam um maior desempenho em termos de conforto e poupança energética.

 

Para isso, iremos abordar:

 

Antes de analisar os benefícios da instalação das válvulas termostáticas inteligentes no sistema de aquecimento doméstico, vamos fazer uma breve contextualização do tema.

 

O que é uma válvula termostática?

As válvulas termostáticas são dispositivos capazes de regular o fluxo de água quente no interior do radiador. O corpo da válvula é equipado com um comando termostático no qual o valor da temperatura desejado (set-point) é ajustado. Sempre que há excesso de calor numa divisão, por exemplo, calor gerado por excessiva exposição ao sol, ou por eletrodomésticos como o forno, a válvula termostática pede menos temperatura ao sistema de aquecimento, que apenas entra em funcionamento quando é necessário.

 

Vantagens das válvulas termostáticas para radiadores

As válvulas termostáticas para radiadores beneficiam, não só, o conforto superior das habitações, através da decisão independente do grau de aquecimento de cada espaço conforme a necessidade do dia-a-dia, como também proporcionam uma maior poupança de energia.

 

Tipos de válvulas termostáticas

Com base nas características e na evolução técnica dos comandos instalados nas válvulas para radiador, é possível classificá-las como:

 

Válvulas termostáticas tradicionais

  • Ajustam, autonomamente, a temperatura ambiente para um valor de set-point fixo;

  • Têm um funcionamento mecânico, sem necessidade de alimentação elétrica, que se baseia na modulação do caudal do fluido de aquecimento. O nível de conforto é assim mantido estável em valores de temperatura que são definidos diretamente nos comandos;

  • Não permitem a programação, não podendo gerir diferentes temperaturas dentro de cada espaço, por exemplo, de acordo com as faixas horárias ou dias da semana.

Válvulas termostáticas eletrónicas

  • São equipadas com comandos eletrónicos capazes de ajustar a temperatura ambiente para vários valores de set-point;

  • Funcionam através do fornecimento de energia elétrica, normalmente garantido por baterias comummente usadas;

  • Permitem a programação, isto é, geralmente são equipadas com uma sonda digital que deteta a temperatura da divisão e um cronotermóstato interno que permite programar as temperaturas desejadas diária e semanalmente. De acordo com a medição realizada, o comando é capaz de avaliar a diferença de temperatura em relação ao set-point definido. Consequentemente, o motor elétrico modula a abertura ou fecho da válvula, regulando o caudal no interior do radiador e o calor emitido para o ambiente.

Válvulas termostáticas inteligentes

  • São equipadas com comandos eletrónicos de nova geração;

  • Funcionam através do fornecimento de energia elétrica, normalmente garantido por baterias comummente usadas;

  • Permitem regular o nível de conforto e podem ser combinadas com sensores que detetam a temperatura ambiente e um gateway que gere e controla o aquecimento da habitação e a comunicação entre os vários dispositivos. Este último ocorre através de ondas de rádio;

  • Podem ser controladas remotamente através da Internet.

Como é que as válvulas termostáticas inteligentes podem realmente fazer a diferença em termos de usabilidade, conforto e poupança de energia? 

Vantagens das válvulas termostáticas inteligentes

  • Detetam a temperatura ambiente e regulam-na automaticamente;

  • Permitem programar a hora exata inicial e final do sistema de aquecimento e outras características do ambiente em que estão instaladas, divisão a divisão;

  • Podem ser ajustadas manualmente ou através de aplicações específicas, inclusive remotamente via telemóvel e tablet. Traduzindo-se num maior controlo, não apenas dos parâmetros físicos, mas também dos custos de gestão de todo o sistema de aquecimento. 

Como funcionam as válvulas termostáticas inteligentes Caleffi? 

É possível fazer a gestão do aquecimento de uma habitação sem desperdícios em termos de consumo e tempo com válvulas termostáticas conectadas? A equipa de investigação e desenvolvimento da Caleffi responde eficazmente a esta pergunta com o CALEFFI CODE ®.

É um sistema inteligente de controlo de temperatura para sistemas de radiadores que se adapta a todas as necessidades e espaços. Pode ser aplicado tanto em ambientes com instalações de aquecimento  autónomas, como em edifícios com sistemas de aquecimento centralizado, permitindo a regulação independente de cada apartamento.

 

CALEFFI CODE ® é composto por quatro elementos-base:

  • O comando termostático Comfort Control a ser aplicado aos radiadores, que é um controlo eletrónico wireless para válvulas termostáticas e termostatizáveis (a verdadeira válvula termostática conectada);

  • Um sensor, opcional, que pode ser instalado nos espaços para garantir uma melhor precisão na deteção da temperatura, em comparação com os sensores presentes no comando termostático Comfort Control (também na versão Pro com contacto à caldeira);

  • A unidade de controlo Gateway ou IoT é o cérebro de todo o sistema. Controla e gere o aquecimento de acordo com a programação e as necessidades do utilizador, comunicando com válvulas e sensores e, ainda, interagindo com a app CALEFFI CODE®;

  • A aplicação para programação e controlo remoto.

Controlo remoto de válvulas termostáticas através de  App para ​​smartphone

É possível regular o sistema CALEFFI CODE® com uma aplicação que pode ser descarregada gratuitamente em:

 

Funcionalidades da aplicação - Permite controlar remotamente e à distância todas as válvulas termostáticas do sistema de aquecimento e a temperatura de cada divisão de forma simples e imediata, mesmo em período de férias. Cada zona pode ser facilmente gerida separadamente, criando programas personalizados e modificáveis ​​em muito pouco tempo.

É possível definir vários tipos de cenários através das funções rápidas como: Auto (automático), Eco (poupança de energia), Clean (limpeza), Boost (aquecimento rápido), Holiday (férias) e OFF (anticongelante). Através do smartphone ou tablet, é possível gerir de forma independente todas as informações relativas às várias divisões da casa: temperatura, estado de funcionamento, eventuais anomalias, etc. Por fim, vários smartphones podem operar no sistema ao mesmo tempo (após instalar a aplicação CALEFFI CODE ® em cada um).

 

Como instalar o sistema de aquecimento inteligente?

O procedimento é muito intuitivo: seguindo as instruções na aplicação Caleffi Code®, é possível configurar facilmente todos os dispositivos. Os tutoriais de vídeo exibidos na aplicação e os QR Codes aplicados aos componentes do sistema, facilitam ainda mais a operação.

 

Assista ao vídeo sobre a instalação do sistema CALEFFI CODE ® para regulação térmica remota:

 

 

A instalação termina com a fase de programação: neste ponto, é possível criar um programa de horário personalizado, definido de acordo com o ideal de conforto, respondendo a questões muito simples (Wizard) sobre hábitos pessoais e estilo de vida.

De forma a testar a praticidade da aplicação, é possível descarregar uma versão demo mesmo antes de adquirir o sistema, de forma a testar algumas funções importantes e experimentar as diferentes configurações: poderá descarregar a aplicação na App Store ou no Google Play.

 

Alimentação das válvulas termostáticas inteligentes

Ao contrário das válvulas termostáticas tradicionais, as válvulas termostáticas inteligentes funcionam através da fonte de alimentação elétrica , normalmente garantida por pilhas comuns. O comando termostático Caleffi Comfort Control a ser aplicado às válvulas termostáticas também é alimentado por pilhas (2 x 1,5 V tipo AA) suportando pilhas recarregáveis. Clique aqui para a ficha técnica do produto.

 

As válvulas termostáticas inteligentes podem ser instaladas em radiadores de gerações mais antigas?

A resposta é sim. Mesmo que tenha de gerir um sistema de aquecimento com radiadores antigos e pretenda otimizá-los com válvulas termostáticas conectadas, pode encontrar a solução mais adequada, tanto do ponto de vista funcional como estético.

O design do CALEFFI CODE® é elegante e minimalista, adapta-se perfeitamente a todas as situações de decoração e estilo, apresentando linhas simples e duas opções de cor (o preto e o branco). Quer sejam instaladas em radiadores de última geração ou radiadores mais antigos, as válvulas termostáticas conectadas Caleffi garantem o bem-estar em todos os espaços e levam a tecnologia a um novo nível de beleza.

Válvulas termostáticas inteligentes vs válvulas termostáticas tradicionais

Uma válvula termostática conectada via wireless a um sistema de aquecimento inteligente não necessita de fios, logo fica mais dispendiosa comparativamente a uma válvula termostática tradicional. Porém, o investimento inicial rapidamente vai compensar, uma vez que, a válvula termostática inteligente vai garantir uma maior poupança de energia e proporcionar o controlo remoto de todo o sistema, mesmo quando se está fora de casa. 

 

A válvula termostática é um dispositivo complexo que, corretamente instalado e inserido num projeto de termorregulação, é capaz de oferecer vantagens muito consideráveis. 

 

De facto, já verificamos que tem uma ótima capacidade de distribuição de calor, garantindo o máximo de conforto em cada espaço da casa. Portanto, proporciona uma elevada otimização energética, uma vez que permite equilibrar o nível da temperatura mediante as necessidades de cada divisão, através de um sistema intuitivo remoto.

 

 

Como escolher as várias válvulas termostáticas, das tradicionais às inteligentes? Como avaliar?

  • Custo: quanto maior a tecnologia da válvula termostática, maior será obviamente o custo. No entanto, um dispositivo de alto desempenho, como uma válvula termostática inteligente, permitirá economizar o consumo e obter mais rapidamente o retorno sobre o investimento.
  • A conveniência da gestão: em comparação com as válvulas tradicionais e eletrónicas, as válvulas termostáticas inteligentes permitem controlar o sistema de aquecimento doméstico em todas as suas funções, mesmo à distância: é possível escolher, especificamente, os graus de uma divisão relativamente a outra ou iniciar/parar aquecimento com um simples comando, mesmo remotamente, em vez de manualmente. 
  • Programação e funções: é possível programar os horários de ligar/desligar para os vários dias da semana e regular o aquecimento de acordo com condições particulares (presença de crianças, janelas abertas, ausência de casa, etc.) são funções que ajudam a racionalizar e a poupar consideravelmente no consumo de energia.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE CALEFFI CODE®

Categorias em que aparece
Comentários a publicações do blog
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.