07 Setembro 2017

Como funcionam as válvulas purgadoras de ar automáticas?

A presença de ar no interior de um sistema hidráulico representa um grande perigo para a sua saúde, uma vez que é capaz de gerar fenómenos nefastos como corrosão sobre vários componentes, ou cavitação dentro das bombas, para além do muito incomodativo e facilmente detectável ruído.

Ter cuidado ao encher a instalação e prever purgadores são definitivamente os primeiros passos; no entanto, em alguns pontos particulares, tais como as partes superiores das colunas, simples purgadores podem não ser suficientes para a remoção completa do ar.

Nestes casos, pode-se recorrer às válvulas purgadoras de ar automáticas, dispositivos capazes de extrair o ar do sistema sem a intervenção de um operador.

Estes dispositivos são normalmente instalados nos pontos mais altos do sistema, para que as bolhas de ar remanescentes na instalação possam confluir mais facilmente.

Valvole di sfogo aria

 

O ar separado do fluido, ao entrar no corpo da válvula (1), faz com que a bóia (2) interior desça. Este movimento, graças à acção de um braço oscilante (3), faz abrir o obturador (4) através do qual o ar é expelido. Uma vez que o ar tenha sido extraído, o fluido volta a preencher a câmara e o flutuador, que tem uma densidade específica menor do que a da água, sobe e permite que o obturador feche. Por razões de segurança, estas válvulas podem ser equipadas com tampão higroscópico que, graças aos discos especiais fibras de celulose, evita saídas de água indesejáveis. 

Nas válvulas purgadoras de maior dimensão, tais como as da série 501 MAXCAL, o obturador está protegido por um filtro de malha fina, de modo a evitar que resíduos indesejados possam comprometer o correto funcionamento do purgador.


 

 

Comentários publicados no blog
Gil
10 Novembro 2019

Para purgar o ar da rede a fim evitar que o mesmo acione o hidrômetro e lese o consumidor com falsa leitura onde devo instalá-lo. Vosso modelo serve?

Edmar
24 Outubro 2020

Eu comprei um purgador automático igual ao 1º modelo apresentado no vídeo, estou usando ele na saída dos coletores solar a fim de eliminar o ar!
Acontece que parece não estar funcionado.
Assim gostaria de saber se precisa retirar a tampinha plástica lateral ou folgar o parafuso que tem em cima??

Airton Pereira
03 Novembro 2020

Boa tarde onde posso adquirir o produto, não tenho encontrado nas lojas de materiais de construção na minha cidade, Pelotas /RS.

Domingos Basto…
17 Março 2021

Precisamos comprar 95 purgadores de ar de 1/2", favor enviar cotação ou aonde podemos comprar

Edivaldo Jorge…
22 Julho 2021

Prezados, boa tarde-

Pode nos enviar orçamento de um purgador de ar purga automática robocal

Heitor viterbo
14 Dezembro 2021

Bom dia, num sistema de aquecimento solar de água com tubos de vacuo, o boiler em certos momentos faz tanto barulho que chegou a rachar a solda da rosca da resistência. Neste caso qual o melhor lugar para colocar a valvula?

Renato Prado
02 Novembro 2022

Tenho um problema de entrada de ar na tubulação de uma residência que resulta em constantes queimas de resistência de chuveiro por funcionar sem o contato com a água nessas ocasiões (este chuveiro está conectado diretamente ao cavalete). Posso colocar uma válvula purgadora imediatamente antes da entrada do chuveiro? Se sim, qual modelo? Muito obrigado

Luciano veras
17 Janeiro 2023

BOA TARDE, FIZ UMA INSTALAÇÃO HIDRÁULICA PARA A ÁREA DE SERVIÇO DA MINHA CASA PORÉM, ESTOU TENDO UM PROBLEMA COM O VOLUME DE ÁGUA QUE SAI DA TORNEIRA(ESTÁ MUITO FRACO), MAS O QUE MAIS ME DEIXA INTRIGADO, É QUE AS CAIXAS D'ÁGUA FICAM A SEIS METROS ACIMA DAS TORNEIRAS E MESMO ASSIM O VOLUME DE ÁGUA É MUITO FRACO, QUERIA SABER QUAL É O MODELO DE PURGADOR QUE DEVO INTALAR. DESDE DE JÁ AGRADEÇO.

Douglas
06 Abril 2023

Tenho uma rede com pressurizador para torneira e chuveiro, água quente, ocorre q da entrada de ar e fica ligando e desligando a bomba de forma intermitente, se colocar essa válvula resolve? Ou a bomba intenderia como perda de pressão e ligaria

This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.