Caleffi Storia

História

Temos vindo a aperfeiçoar as nossas competências desde 1961.

 

Toda a história da Caleffi num tour detalhado: desde o início em 1961, passando pelo forte desenvolvimento nos anos 80 até à expansão comercial internacional nos anos 90. Reviver momentos marcantes como a criação do Centro de Investigação CUBOROSSO ou do MAV.

2018 - A Caleffi torna-se numa smart factory

Caleffi history

Em 2013, foi elaborado e aprovado um projeto geral de modernização da Produção com os seguintes pontos-chave: gestão (planificação e programação da produção), área técnica (conceção e otimização dos processos de produção), operatividade (modernização dos processos produtivos com novas máquinas e instalações e, em paralelo, investimento na formação de colaboradores). Para cada uma destas áreas foram desenvolvidos projetos executivos específicos, envolvendo as mais de 500 pessoas que trabalham na Produção, que projetam a CALEFFI na era da INDÚSTRIA 4.0.

Porém, antes das máquinas, foram implementados os sistemas: foi introduzida a plataforma de MRPII (Manufacturing Resource Planning), no valor de 1 milhão de euros (um projeto iniciado em 2013 e lançado oficialmente em janeiro de 2015), que foi integrada com sistemas MES (Manufacturing Execution System) e APS (Advanced Planning and Scheduling), aplicações indispensáveis para nos tornarmos numa efetiva smart factory.

A Caleffi está, hoje, pronta para dar novos passos no percurso da Transformação Digital.

2017

Aquisição da empresa Cristina

A 29 de junho o acordo foi assinado: Caleffi adquire a empresa CRISTINA Rubinetterie.

Trata-se de uma importante operação entre dois empreendedores que se conhecem há diversos anos, que se estimam e que operam no mesmo território e no mesmo ambiente cultural e social, com a mesma ética empresarial e a mesma abordagem ao negócio. Diferenciando os seus investimentos, o Grupo Caleffi - coração italiano de um grupo internacional presente em mais de 70 países no mundo - escolhe entrar assim no mercado das torneiras sanitárias e garantir continuidade e crescimento às marcas CRISTINA e SILFRA.

 

Abertura da segunda filial na China

No centro de Shangai abre a segunda filial da Caleffi China. Um sucesso especialmente importante, dada a complexidade do mercado chinês: o distanciamento entre culturas, o diferente comportamento dos consumidores, as características das instalação AVACR num território, aliás, muito extenso. Uma aproximação que se iniciou há mais de vinte anos, quando a marca Caleffi foi oficialmente apresentada ao mercado chinês na ISH Pequim 1996.

2016

Um adeus e um grande obrigado

Um ano triste para nós. Francesco Caleffi faleceu em Abril, contudo deixou um belíssimo legado, que será sempre motivo de orgulho para a sua família.

Inauguração da Caleffi Turquia

A Caleffi Turquia é agora uma realidade e encontra-se sediada na fantástica cidade de Istambul.
Mais uma vez, exportámos o modelo até agora vencedor: a marca garante um total apoio técnico ao mercado local, desde o primeiro contacto com o cliente até à assistência pós-venda.

2015 - Abertura da Caleffi Polónia

2015

A Caleffi já estava presente há diversos anos no mercado polaco, mas através de um distribuidor exclusivo. A partir de 2015, a presença é assegurada diretamente por uma filial organizada e estruturada e que disponibilizará uma sala dedicada a cursos de formação técnica, uma versão do Showroom EXPERIENCE em Itália.

2014

2014

É inaugurado CALEFFI EXPERIENCE, o novo espaço de exposição e de formação do CUBOROSSO.

Trata-se de 250 m2 que disponibilizam painéis de demonstração funcionais, produtos em corte equipados com NFC para o lançamento de conteúdos, vídeos, touchscreens interativos: um show-room que representa um percurso de experiencial pela marca e seus valores.

2011 - Os primeiros 50 anos

Em março de 2011, a marca CALEFFI celebrou os seus primeiros 50 anos. Cinco décadas de sucessos, apostas, empenho e investimentos na produção, investigação, desenvolvimento e comunicação.

O ano em curso permitiu-nos fazer algumas reflexões e retirar algumas conclusões. O princípio guia permanece o mesmo: estarmos conscientes das nossas possibilidades e dos nossos valores, sem esquecer as nossas origens e identidade. A isto, a Caleffi parece ter conseguido manter-se fiel durante o passar dos anos. 

Um parceiro da Caleffi durante muitos anos, desde 2011 All Valve Industries Pty Ltd - empresa de distribuição de AVAC de sucesso no mercado australiano - tornou-se parte integrante do Grupo: comercializa os nossos produtos, enquanto mantém a sua própria independência de gestão e o seu modelo comercial multimarcas.

2009 - Inauguração do MAV

2009

A Caleffi continua a investir em inovações que trazem vantagens para os clientes. O novo Armazém Automático Vertical (MAV), localizado próximo das instalações de Fontaneto d’Agogna, entra em funcionamento, que permite melhorar o serviço ao cliente, otimizando os processos de logística. 

O armazenamento e a movimentação da mercadoria, assim como a gestão das encomendas, ocorrem de modo completamente automático e isto permite reduzir os tempos de processamento e possíveis erros do operador.

2008 - CUBOROSSO

2008 - Cuborosso

Todos os anos são importantes na história de uma empresa, mas este assume uma valência simbólica especial para a Caleffi: o novo Centro de Investigação – a combinação de tradição e inovação – é construído e inaugurado neste ano. A Caleffi sempre levou a cabo testes de produtos e investigação de desenvolvimento, mas desde 2008 todas as competências, instrumentação e obtenção de resultados reúnem-se numa única estrutura.

2007 - Chegámos aos EUA

A abertura de novas instalações em Menomonee Valley, Milwaukee, é celebrada com uma cerimónia de inauguração. As instalações de 35.000 m² albergam os nossos escritórios principais, armazéns e sistema de montagem e dispõem de aquecimento por piso radiante.

A iluminação economizadora de energia realça a luz natural das clarabóias em todo o edifício. A energia solar complementa as caldeiras de alta eficiência.

2006

Em janeiro tem lugar uma fusão: a Caleffi S.p.A. incorpora, sob a sua marca, a Netcam, com o objetivo de melhorar a organização e a gestão administrativa. De duas realidades resulta uma mais eficiente, e a unidade de produção da Netcam, que permanece ativa, é identificada como Caleffi 2.

2004

É o ano da abertura de uma delegação comercial em França, cujo objetivo é exponenciar a presença da marca, através de uma forte assistência comercial.

Dezembro 2004: RDZ juntou-se ao grupo Caleffi. Uma aquisição importante para complementar os serviços que o grupo é capaz de oferecer com as competências necessárias. A identidade da empresa é mantida para garantir a continuidade, assim como a independência na escolha estratégica e de produção, e a marca RDZ permanece intacta.

2003 - A CALEFFI implementa o SAP

De forma a garantir uma gama mais vasta de separadores de ar e de microbolhas, a Caleffi adquire uma pequena empresa chamada Tecsas, localizada no Norte de Itália, especializada na produção destes dois dispositivos.

Para aumentar a transparência da comunicação e melhorar a gestão de armazéns distribuídos por todo o mundo, tem início um projeto internacional de roll-out do sistema de gestão SAP em todas as filiais. 

2002 - Certificação ISO

A Caleffi S.p.A. é uma das primeiras empresas em Itália a obter a extensão da Certificação ISO segundo os novos standards internacionais, obtendo a Certificação de Gestão da Qualidade ISO 9001:2000. No seguimento do sucesso da visita de avaliação efetuada pela ICIM S.p.A., que sendo membro do CISQ pertence à IQNet (International Certification Network), o Sistema de Qualidade da Caleffi tornou-se competitivo nos mercados internacionais e conforme às novas normas que impõem, como objetivos prioritários da política de qualidade, quer a melhoria do nível de satisfação do Cliente, quer a melhoria contínua da eficiência do Sistema de Gestão de Qualidade. Esta nova certificação foi obtida graças à colaboração de todos os departamentos da empresa e de todos os nossos fornecedores, e será, sem dúvida, um instrumento válido para reforçar a imagem da empresa nos mercados nacionais e internacionais.

2000

A Caleffi e duas empresas do grupo, Pressco e Netcam, juntamente com as filiais estrangeiras, empregam cerca de 600 pessoas, e atingem proveitos superiores a 200 biliões de liras italianas. As novas iniciativas comercais asseguram que o nome e a marca Caleffi são reconhecidos por todo o mundo, como é o caso da abertura das delegações comerciais na América do Sul, China e Rússia: três mercados com um enorme potencial.

1996 - Olhamos em frente

Para assegurar uma futura expansão das instalações de produção, a Caleffi comprou uma unidade de produção em Gattico, próximo de Maggiate, com cerca de 13.000 m² (atualmente tem mais de 17.000 m²) situada numa área total de 135.000 m². Este local permitirá a expansão da unidade produtiva até uma superfície de mais de 40.000 m² cobertos.

Os anos 90

Os anos 90 confirmaram a eficiência do sistema de controlo da qualidade implementado no passado: a obtenção de certificações ICIM e BSI e a adequação de todo o sistema às normas standard UNI EN ISO 9001. Para além disso, esta década é caracterizada por uma forte expansão em Itália e nos mercados estrangeiros: em 1996 é criada a empresa NETCAM, dedicada à produção de instrumentos, selos e maquinaria de montagem e ensaio, e são progressivamente inauguradas as filiais na Grã-Bretanha (1992), Portugal (1992), Holanda (1994), África do Sul (1998) e na Eslovénia (1998).

Os anos 80

the 80's

Apesar da atividade de controlo da qualidade ter começado já em 1975, o seu desenvolvimento real deu-se nos anos 80, com as primeiras certificações de produtos e a publicação do Manual de Qualidade da empresa. Na mesma década foram assinados acordos comerciais com nomes importantes como a Vaillant, Bosch, Landys & Gyr and, later, Saunier Duval. A Caleffi deu também dois passos fundamentais nestes anos: a aquisição da Pressco - uma empresa de transformação do latão, e a abertura da primeira filial estrangeira - a Caleffi Armaturen GmbH em Frankfurt, Alemanha.

1975 - Crescendo a um ritmo acelerado

1975

Por razões de espaço, a Caleffi deslocou a sua sede para Fontanento d'Agogna, onde se encontra até hoje. A escolha desta área foi influenciada pela proximidade a importantes vias de comunicação, e pelo facto de se tratar de uma área industrial com enormes possibilidades de desenvolvimento. De facto, inicialmente ocupou-se uma superfície de 6,600 m², e através de duas ampliações ocorridas em 1980 e 1990, o edifício central passou a cobrir 28.000 m² e, até ao final de 2001, o alargamento seguinte aumentou a superfície total para 43.000 m².

1961 - O início

1961

A Caleffi iniciou a sua atividade em Gozzanno, na província de Novara (Itália).
A atividade inicial consistia sobretudo na fabricação, por conta de terceiros, de válvulas, ligadores e outros acessórios em latão e aço. Porém, em pouco tempo, graças a uma forte organização comercial, a produção transforma-se e o mercado de referência muda: produtos acabados com a marca CALEFFI para serem vendidos através de grossistas de material de aquecimento e hidrossanitário.