31 maio 2017

Como se limpa o caudalímetro de um coletor para instalações de chão radiante?

Garantir o caudal correto para cada circuito de uma instalação de chão radiante é um aspeto fundamental para obter uma distribuição homogénea do calor. De modo a simplificar as operações de balanceamento, no coletor de ida estão instalados caudalímetros com escala graduada que permitem, quer visualizar diretamente o caudal, quer regular a secção de passagem para limitar o fluido que a atravessa ao valor desejado.

Todavia, após um certo período de funcionamento, devido às impurezas que possam circular no interior da instalação, é possível que o vidro com a escala numerada se suje e que já não permita ler a posição do indicador.

Nos coletores, como a série 664, é possível remover apenas o indicador sem ser necessário recorrer a operações de esvaziamento e substituição do núcleo completo. Para proceder à operação de limpeza basta fechar o circuito de referência quer com a válvula de interceção no coletor de retorno, quer com o próprio caudalímetro, fechando completamente o seu manípulo de regulação. Quando o fluxo no interior do circuito estiver fechado, através de uma chave específica de 22mm e uma chave hexagonal de 8 mm, é possível desmontar apenas o indicador, sem fugas de água, sendo que uma vez removido, com a escova específica, pode ser lavado a seco, de modo a que a escala numerada volte a ficar legível.

A este ponto basta voltar a montar tudo e, uma vez abertas as válvulas de interceção, regular novamente o caudal no valor desejado. No caso de não se conseguir limpar o indicador, é possível adquirir um de substituição com o código R69913, sem ser necessário substituir o núcleo completo.

Comentários a publicações do blog
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.