19 abril 2017

Como instalar um separador de sujidade numa caldeira mural?

Nas instalações modernas, a limpeza da instalação assume um papel de grande importância, quer para preservar a caldeira de eventuais avarias devidas à obstrução do permutador, quer para garantir elevados rendimentos de todo o sistema.

Com o fim de proteger as caldeiras, foram feitos avanços notáveis, evoluindo-se do clássico filtro em malha, muito eficaz mas facilmente sujeito a obstruções e, por este motivo, com necessidade de manutenção frequente, até ao separador de sujidade, capaz de combinar a limpeza normal da instalação com a grande vantagem de depositar as impurezas na parte inferior, não influenciando as características de fluxo do dispositivo.

Muito frequentemente, pode acontecer que não exista espaço suficiente para se poder proceder à instalação destes dispositivos de limpeza, especialmente quando se trata de caldeiras murais instaladas diretamente no respetivo suporte, por isso nasceu a ideia do separador de sujidade compacto DIRTMAGSLIM®.

Este tipo de separador de sujidade tem, de facto, a possibilidade de ser fixo diretamente ao suporte, escolhendo o kit de fixação mais adaptado:

  1. para instalação através de tubo rígido
  2. para instalação através de tubo flexível 
  3. para instalação através de tubo flexível com ligação excêntrica

 

 

Graças a um defletor interno específico (1), o DIRTMAGSLIM® gera um movimento em vórtice (2) que desacelera o fluido, permitindo assim que as impurezas se separem e caiam, por gravidade, na câmara de recolha (3) distante da zona de turbulência, o que faz com que as partículas separadas não consigam regressar à circulação.

Para melhorar a capacidade de separação de sujidade, foi inserido um anel removível, cujo interior aloja dois ímanes (4) para atrair e reter também as partículas ferromagnéticas presentes.

Comparativamente ao tradicional filtro em malha, o separador de sujidade não está sujeito ao fenómeno de obstrução, pelo que necessita de reduzida manutenção.

Para efetuar a limpeza do DIRTMAGSLIM®, é necessário desligar a bomba da caldeira, remover a banda magnética (4) e, após a instalação do ligador ao tubo de borracha, abrir a torneira de descarga (5) posicionada na parte inferior do dispositivo, até que a água na saída volte a apresentar uma cor clara.

 

 

 

A tampa de proteção cód. 545100

tem a função de proteger e esconder esteticamente

o separador de sujidade instalado sob a caldeira.

 


 

 

 

 

 

Comentários a publicações do blog
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.