18 Abril 2017

Queda de pressão de uma válvula redutora de pressão?

A queda de pressão em uma válvula redutora de pressão (VRP), acontece quando há consumo. Se a VRP estiver regulada para 3 bar, esse será o valor de pressão estática ou seja, o valor de pressão quando não há consumo. Com a abertura de pontos de utilização, começa havendo vazão através da VRP e isso se traduzirá em uma perda de pressão que se deverá ter em conta no dimensionamento da válvula. Em suma, a pressão disponível quando há consumo, corresponde ao valor de pressão de regulação menos a perda de pressão da VRP a uma determinada vazão de consumo.

Este parâmetro é muito importante especialmente para evitar o subdimensionamento  da VRP. Uma VRP subdimensionada pode ter uma perda de pressão demasiado grande o que provocará uma desagradável interacção entre os usuários que utilizem a instalação em simultâneo.

A CALEFFI fornece informação técnica para todas as gamas de VRP incluindo exemplos de cálculo. Para o modelo 535, o catálogo técnico 01085 traz  também os gráficos de selecção com base na velocidade da água e os gráficos de perda de pressão para uma determinada condição de pressões a montante e jusante.

Está disponível um software de dimensionamento DWS que permite dimensionar facilmente as VRP. Possui um algoritmo de cálculo de simultaneidade (com base nas normas italiana e europeia) para seleccionar a VRP correta tendo por base a vazão simultânea e um campo de velocidade entre 1 e 2m/s.

Categorias em que aparece
Comentários publicados no blog
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.