17 Janeiro 2019

Qual o sistema de balanceamento mais indicado? Autoflow?

A válvula de balanceamento dinâmica AUTOFLOW permite manter a vazão constante, em um determinado valor, dentro de um campo de pressão diferencial bem definido. Em sistemas com válvulas de duas vias, por exemplo, quando alguns terminais são fechados, o ponto de funcionamento da instalação é alterado. Com a redução da vazão em circulação, o novo ponto de funcionamento implica um aumento de altura manométrica. Este aumento de "pressão" induz um aumento de vazão se a válvula de balanceamento for estática. Porém, o autoflow possui um cartucho interno com uma secção de passagem variável ou "caracterizada", que ao sentir esse aumento de pressão, reduz a secção de passagem, garantindo a estabilidade de vazão que atravessa a válvula. Como cada cartucho vem calibrado de fábrica para um único determinado valor de vazão, o trabalho de comissionamento consiste apenas em colocar a válvula prevista no respectivo lugar. A aplicação desta série de válvulas é extensa: Nos sistemas de fancoils ou trocadores com válvulas de duas vias e controlo de temperatura on/off. Baterias de placas solares térmicas. Ligação de chillers em paralelo com uma única bomba de primário. Equilíbrio de redes de recirculação de água quente.

Consulte o nosso manual técnico específico para sistemas de balanceamento


Assista ao vídeo explicativo Caleffi "AUTOFLOW®"

 

 

Categorias em que aparece
Comentários publicados no blog
Leila
19 Março 2019

Bom dia. Em minha casa, estamos com um problema muito incômodo. Todas as vezes que venta, ouvimos um barulho muito irritante que parece vir de algum cano. Como se fosse o ar passando dentro do cano e produzindo um barulho, semelhante a uma vibração. Só acontece quando venta. Já procuramos em todos os lugares de casa e até mesmo retiramos alguns canos ligados a calha, mas nada resolveu!Por favor, me ajudem, não sei mais o que fazer!

filipe_cameira

In reply to by Leila

19 Março 2019

Agradecemos o seu contacto Leila, mas não temos forma de a ajudar.

Amadeu Garcia
01 Julho 2021

Olá, tenho uma bomba vertical no terreno que fornece água á casa. Recentemente, após instalação de alguns componentes novos no sistema, a bomba tem solavancos quando se abre torneira. O que pode ser. Foi dito que talvez seja falta de ar no compensador de pressão ( uma bola com ar) mas está foi substituída recentemente! Diz que pode perder ar e que é preciso repor como bicicleta... Mas tão cedo? Obrigado.

filipe_cameira

In reply to by Amadeu Garcia

02 Julho 2021

Saudações Amadeu. Esses solavancos também podem ser consequência da bomba estar desferrada (ar na tubulação de sucção). Se for esse o caso pode ser um problema na retenção ou o filtro estar colmatado. Sobre o vaso, pode consultar o manual do fabricante para saber como deve ser calibrada essa bola que se chama vaso de espansão. Junto um link dos nossos vasos onde pode ver como dimensionar e calibrar estes componentes: https://www.caleffi.com/sites/default/files/file/01079_br.pdf Atenciosamente

This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.