Série 108

iStop®, Válvula antigelo com sensor de ar.

Ir para
108611.png
108611_dim~-~page-1.png
108611.png
108611_dim~-~page-1.png
Transferir em alta resolução

Descrição do Produto

Válvula antigelo com sensor de ar.
Ativação da função antigelo com temperatura externa do ar < 5 °C.
Função antigelo (sensor de água).
PATENT PENDING

Dados técnicos

Pressão máxima de funcionamento: 5 bar
Campo de temperatura do fluido: 0–65 °C
Campo de temperatura ambiente de trabalho: -30–60 °C
Temperatura de abertura: 3 °C
Temperatura de fecho: 4 °C
Material: latão

Desenhos e especificações

Código artigo Ligação
Desenhos 2D
Transferir
Transferir
Modelos 3D
Transferir
Transferir
Texto de proposta
Válvula antigelo com sensor de ar. Ativação da função antigelo com temperatura externa do ar < 5 °C. Função antigelo (sensor de água). Ligação: G 1" A (ISO 228-1) M. Pressão máxima de funcionamento: 5 bar. Campo de temperatura do fluido: 0–65 °C. Campo de temperatura ambiente de trabalho: -30–60 °C. Temperatura de abertura: 3 °C. Temperatura de fecho: 4 °C. Material: latão.
SCIP code
d7a585c3-56be-429c-9b99-853a4d3ccab0
Desenhos 2D
Transferir
Transferir
Modelos 3D
Transferir
Transferir
Texto de proposta
Válvula antigelo com sensor de ar. Ativação da função antigelo com temperatura externa do ar < 5 °C. Função antigelo (sensor de água). Ligação: G 1 1/4" A (ISO 228-1) M. Pressão máxima de funcionamento: 5 bar. Campo de temperatura do fluido: 0–65 °C. Campo de temperatura ambiente de trabalho: -30–60 °C. Temperatura de abertura: 3 °C. Temperatura de fecho: 4 °C. Material: latão.
SCIP code
dcb45ec4-77da-4184-a0c1-9b8297420b44

Aplicações

Pipe Sizer Caleffi
Pipe Sizer Caleffi

Esta aplicação permite calcular e dimensionar tubagens e condutas para água ou ar, para sistemas hidráulicos ou de ventilação, respetivamente.

Perguntas frequentes

Na realidade, não há resposta clara para esta pergunta. A resposta é "depende". A válvula de enchimento automática não é necessária para a operação correta da válvula anticongelante, ou seja, em uma instalação em que não há válvula de enchimento automática, a válvula da série 108 funcionará corretamente. No entanto, existem situações nas quais a válvula de enchimento automática, em combinação com a válvula anticongelante, é necessária para proteger completamente a bomba de calor. É o caso, por exemplo, de uma conexão do trocador de calor não padrão, como na figura a seguir, onde (9) é o trocador de calor da placa, (10) a fonte de alimentação do sistema e (11) o retorno do sistema.
Fig 02

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exemplo de conexão de um trocador de calor não padrão em uma bomba de calor

Na situação ilustrada, a unidade de enchimento automática é necessária para circular a água por todo o trocador e a parte do sistema abaixo do tubo de retorno. Sem ele, a água pode permanecer imóvel em algum momento, por exemplo, na parte inferior do trocador.
Este é precisamente um exemplo de instalação na qual é necessária uma válvula de enchimento automática. Na realidade, no entanto, instalado em qualquer sistema, mesmo no que aparentemente não exige, oferece algumas vantagens. Elimine a necessidade de tocar no sistema e pode enrolá -lo após a válvula anticongelante. No caso de uma perda substancial de água, se a interrupção atual continuar por um período prolongado, ela protege a bomba de entrar no modo de emergência.

Outra questão extremamente importante que aumenta o tema das perdas de pressão no sistema. A válvula anticongelante é uma válvula de passagem total e gera perdas de pressão muito baixas, insignificantes nos cálculos hidráulicos. A válvula é projetada de tal maneira que não há peças que possam se opor à resistência significativa.

O uso de uma redução, quando, por exemplo, uma válvula de 1 "é montada em um tubo de 5/4", obviamente gera uma perda maior de pressão, mas essa perda ainda será relativamente pequena. Portanto, não devemos temer esse tipo de montagem, acima de tudo, porque normalmente montamos outros elementos no sistema, como filtros, que resistem muito mais.

Não isole a válvula 108. No caso de uma interrupção elétrica de energia, a válvula deve ser o ponto em que a água esfria mais rapidamente. Se isolássemos a parte da válvula na qual o sensor termostático está localizado, haveria o risco de que a água esfrie mais rapidamente em outra parte do sistema. Por exemplo, se o isolamento do trocador de calor da bomba de calor fosse menor que o da válvula anticongelante. Nesse caso, a água no trocador poderia esfriar antes. Se você areia a partir do rugido (o elemento localizado na parte superior da válvula e que tem a tarefa de introduzir o ar no sistema quando a água pinga da válvula), a válvula pode não funcionar porque seu purga seria bloqueado. Essa situação pode ocorrer em uma instalação na qual não há válvula de enchimento automática.

A válvula em questão não é uma válvula de drenagem e sua função não é baixar a água do sistema. Quando a temperatura da água na seção externa do circuito atinge 3 ° C, a válvula abre o dreno da água, que ocorre com um leve pingando. Assim que a água do edifício entra na válvula a uma temperatura superior a 4 ° C, o sensor termostático da válvula fecha o dreno de água. Isso envolve uma situação em que a válvula trabalha "intermitência", em vez de pingar continuamente. Devido à pequena diferença entre a temperatura de abertura e a temperatura de fechamento, a quantidade de água baixada é reduzida. A tarefa da válvula é manter o fluxo de água contínua para a seção externa do sistema, por exemplo, através do trocador de bombas de calor, mantendo a água a uma temperatura superior a 3 ° C.

Para operação correta, a válvula anticongelante deve ser montada em 2 pedaços. Uma válvula deve ser instalada na entrega e uma no retorno, o mais próximo possível da bomba de calor. Para proteção completa da fonte de calor, são necessárias 2 válvulas, porque você nunca pode ter certeza de qual é o sentido do sistema em que a água esfria mais rapidamente, e não se diz que é sempre o retorno do sistema. Existem vários fatores que podem influenciar o ponto em que a água esfria no sistema, incluindo, por exemplo, as condições atmosféricas.