05 Abril 2018

Como selecionar o regulador ΔP?

O regulador de pressão diferencial oferece a possibilidade de controlar automaticamente e absorver os aumentos de altura manométrica na rede de distribuição, permitindo assim que todos os componentes funcionem adequadamente. Isso reduz os custos operacionais e aumenta a eficiência de todo o sistema.

Muito frequentemente e erradamente, pensa-se que a escolha correta deste componente é baseada na bitola da tubulação no qual ele deve ser inserido.

Procedendo desta maneira, arriscamos instalar uma válvula que funcione no limite de sua faixa de ajuste, limitando consideravelmente sua capacidade de ação, ou mesmo fora dela, não permitindo regular a pressão diferencial e a vazão até o valor desejado.

Para dimensionar corretamente o regulador de pressão diferencial, é importante conhecer a vazão de projeto e a perda de carga total do circuito controlado. Havendo estes dados, deve consultar a tabela seguinte que encontra na documentação técnica da válvula e selecionar a dimensão correta.

Tomemos um caso a título de exemplo com os seguintes dados de projeto:

 

 

      

 

  • G = 0.8 m3/h
  • ΔP = 20 kPa

 

 

 

 

 

Consideremos a coluna com o valor de ΔP de interesse. Dentro desta coluna são indicadas as vazões mínima e máxima para cada tamanho de válvula. Neste ponto, será necessário verificar quando a vazão pretendida fica dentro do intervalo, tentando centralizar o máximo possível entre os dois valores.

No exemplo, podemos escolher válvulas com tamanhos de ¾ " a 1 ½", mas, com dimensões de 1 ¼ " a 1 ½", o componente quase sempre estaria trabalhando na parte inferior de seu campo de regulação.

Ao escolher a válvula de ¾" ou 1", o valor de vazão requerida está posicionado no centro da campo de regulação, garantindo assim a possibilidade de trabalhar de forma ideal. A escolha final pode então recair sobre o componente que, entre os dois, garante maior simplicidade de instalação.

 

Descubra os nossos reguladores de pressão

Last modified: 
05 Abril 2018
PARTILHAR EM: