19 Outubro 2017

Como evitar que ar seja aspirado através de um purgador automático?

As válvulas purgadoras de ar são componentes fundamentais para eliminar bolsas de ar de dentro das instalações hidráulicas. Todavia, se forem mal instaladas, podem ser contraproducentes para o bom funcionamento do sistema.

O princípio de funcionamento da válvula é baseado no movimento de uma bóia: se a câmara interna estiver vazia de água, a bóia irá baixar, abrindo assim a válvula de descarga que purgará o ar.

Nos casos em que o purgador esteja instalada imediatamente a montante de uma bomba, a depressão gerada nessa zona poderá ser tal que provoque o esvasiamento da câmara da válvula.

O consequente abaixamento da bóia leva à abertura da válvula de descarga, mas estando o componente em uma situação de pressão negativa, ao invés de permitir a saída de ar, obtém-se o fenômeno inverso: a aspiração. Para evitar este efeito, uma boa prática é verificar o posicionamento do purgador de ar, evitando a sua instalação nas condições acima descritas, porém é verdade que por vezes não seja possível instalá-la de forma diferente.

Nestes casos particulares é possível utilizar a válvula antiaspiração 5622.

Este dispositivo particular é instalado sobre a válvula de descarga de ar e funciona como uma retenção: consente somente a saída de ar.

Caso se verifique o fenômeno supra citado, o elemento interno da válvula antiaspiração fecha a passagem de descarga evitando que o ar possa entrar na instalação.

BAIXE O CATÁLOGO TÉCNICO SOBRE PURGADORES DE AR

Last modified: 
19 Outubro 2017
PARTILHAR EM: