20 setembro 2021

Coletores compactos: dimensões reduzidas e facilidade de ligação

A nossa abordagem é baseada na mudança contínua, com o objetivo de implementar a qualidade total oferecida sob novas formas de conforto. A literatura e a experiência diz-nos que o bem-estar dentro da nossa casa é uma consequência direta da distribuição do fluido vetor, à temperatura e no caudal corretos, a cada ponto de utilização. Por este motivo, os grupos de distribuição, com ou sem válvula misturadora, dependendo da tipologia de instalação, são a resposta tradicional a esta necessidade. Contudo, frequentemente, o instalador tem de instalar coletores complicados na central térmica em espaços exíguos, em plena obra.

Aqui está a solução: os coletores compactos Caleffi série 550 apresentam dimensões reduzidas, enquanto oferecem uma ligação simplificada dos vários grupos de distribuição.

Porquê escolher os coletores compactos Caleffi?

● Predispostos para ligação direta aos grupos de distribuição e regulação da temperatura
● Adaptados para caudais até 9 m3/h ou instalações de médias e grandes dimensões
● Incluem isolamento e suportes de fixação na parede

Porquê instalar os coletores compactos Caleffi DN32?

Complementámos a gama lançando a versão DN32, que se veio juntar à já existente versão DN25.
O aumento das dimensões do corpo principal permite obter caudais mais elevados, até 9 m3/h, com perdas de carga extremamente reduzidas. Esta é uma vantagem para os circuladores que podem, assim, garantir o caudal correto às várias zonas, reduzindo ao mínimo os seus consumos. 

Para simplificar as operações de instalação, configurámos as suas derivações com o mesmo entre-eixo das unidades de distribuição, dotando-os de casquilhos para ligação rápida. O sistema de fixação, que está incluído, permite a instalação direta à parte, sem a necessidade de realizar estruturas de suporte específicas. A configuração interna do coletor garante reduzidas perdas de carga e a capacidade de adaptação a cada tipologia de instalação de aquecimento.
De modo a assegurar um isolamento térmico perfeito, o coletor está dotado de isolamento em borracha pré-formada que reduz as dispersões térmicas durante a distribuição do fluido.

A visão global aplicada na fase de desenvolvimento do produto levou-nos a pensar na necessidade de disjunção hidráulica, quando coletor é alimentado por um circulador de circuito primário. Deste modo, idealizámos e realizámos também um sepador hidráulico compacto com entre-eixo dedicado, que assegura a circulação correta e preserva a operacionalidade de todos os circuladores presentes no circuito, reduzindo assim o espaço de instalação.