15 julho 2020

Pack de Proteção eXtra Small

A Caleffi propõe ao mercado o novo Pack de Proteção: o kit composto por um filtro de sujidade e por dois aditivos químicos para limpeza das instalações térmicas. Uma solução que simplifica a atividade de instaladores e responsáveis pela manutenção e garante a eficiência energética nos sistemas de aquecimento.

 

A evolução tecnológica tem melhorado o rendimento energético das instalações de climatização, porém torna-as mais sensíveis ao mau funcionamento.

Para proteção destes sistemas, recomenda-se a utilização de aditivos químicos juntamente com soluções de tratamento físico da água, capazes de impedir fenómenos de corrosão ou inscrustações e eliminar as impurezas no fluido vetor. Todavia, se nas instalações de média e grande dimensão é fácil encontrar espaço para colocar estes dispositivos, a situação altera-se nas instalações com caldeira mural. Como sabemos, um separador de sujidade ocupa espaço e a introdução de aditivos químicos requer amplas margens de manobra, nem sempre possíveis. O novo Pack de Proteção da Caleffi é a solução perfeita para estas problemáticas.

O separador de sujidade magnético para instalação sob a caldeira Caleffi XS®, normalmente utilizado para a separação das impurezas, é um prático ponto de acesso ao sistema para a introdução de aditivos químicos Fast incluídos no kit.

Frequentemente, as caldeiras murais são colocadas em ambiente doméstico, por isso é importante que os dispositivos para a limpeza sejam pouco invasivos, mesmo do ponto de vista estético. As linhas elegantes de Caleffi XS® escondem um sistema de filtração mecânica com malha em aço que, combinando a ação da câmara de separação de sujidade com o íman, retém todas impurezas presentes no fluido.

Uma válvula de interceção de três vias isola a câmara de separação de impurezas do resto da instalação, respeitando as exigências da maior parte dos fabricantes de caldeiras murais e simplificando as operações de manutenção. Para além disso, o perfil transparente de Caleffi XS® permite verificar o grau de obstrução e intervir apenas quando a limpeza é realmente necessária.

Para a proteção da instalação contra fenómenos corrosivos e incrustações é possível efetuar a dosagem do C1 Fast Inhibitor, através do kit de descarga (opcional), ou efetuar a lavagem utilizando o C3 Fast Cleaner.

Estes aditivos têm a mesma formulação química que os tradicionais, mas possuem a grande vantagem de serem armazenados em recipiente aerossol, podendo ser utilizados mesmo com a instalação em pressão.

Cada aditivo pode tratar até 150 litros de água na instalação (cerca de 15 radiadores ou 120 m2 de pavimento radiante), isto é, a dimensão média de uma instalação com caldeira mural. 

O Pack de Proteção KIT545900 da Caleffi permite, assim, respeitar as recomendações, mesmo nos sistemas em que é difícil encontrar um ponto de acesso para a introdução de aditivos, garantindo uma limpeza completa e elevados padrões de eficiência energética para todo o ciclo de vida da instalação.