29 março 2019

Novos aditivos químicos Caleffi para uma separação eficaz da sujidade

A proteção completa das instalações passa pela adoção de dispositivos mecânicos (separador de sujidade magnético DIRTMAG® com válvulas de interceção) juntamente com produtos para limpeza (Caleffi C3 CLEANER) e inibidores de corrosão (Caleffi C1 INHIBITOR), mas também é importante prever outros aditivos recomendados como o Caleffi C4 LEAK SEALER e o Caleffi C7 BIOCIDE.

A Caleffi fornece ao instalador um kit completo para limpeza da instalação e sua proteção contra:

  • substâncias orgânicas (como bactérias e algas);
  • substâncias inorgânicas (como areia, ferrugem, resíduos de soldadura);
  • incrustações calcárias (cálcio e magnésio, sais duros);
  • corrosão.

INSTALAR UM SEPARADOR DE SUJIDADE AJUDA A PROTEGER A INSTALAÇÃO

Depósitos, corrosões, incrustações reduzem a eficiência da instalação, impedem que os componentes de regulação funcionem em modo otimizado, causando fortes ruídos e, por vezes, obstrução da tubagem ou avaria dos equipamentos.

O separador de sujidade em tecnopolímero DIRTMAG® separa mecanicamente as impurezas que circulam nos circuitos fechados das instalações. Trata-se, sobretudo, de partículas de areia e de lodo que são recolhidas numa ampla câmara de decantação, que não exige limpezas frequentes, e da qual podem ser descarregadas mesmo com a instalação em funcionamento. O anel magnético extraível separa as impurezas ferrosas.

 

QUAIS ADITIVOS QUÍMICOS UTILIZAR PARA COMPLETAR A PROTEÇÃO DA INSTALAÇÃO?

Após uma boa lavagem com um produto específico como o C3 CLEANER, a instalação do separador de sujidade DIRTMAG® em material compósito com válvulas de interceção e a utilização de um produto de proteção como o C1 INHIBITOR contribuem para manter a água da instalação de aquecimento nas melhores condições de funcionamento, de modo a garantir uma maior eficiência e o rendimento térmico da instalação.

Após a limpeza, é recomendado inserir o C1 INHIBITOR para proteger o sistema de eventuais corrosões e incrustações. Com estes pequenos cuidados, mantém-se a instalação eficiente no tempo.

A utilização de C4 LEAK SEALER e C7 BIOCIDE não é obrigatória, mas permite resolver problemas que emergem do ciclo de vida normal das próprias instalações. Aquelas que trabalham a baixa temperatura são, por vezes, sujeitas à formação de crescimento microbiológico, que, com o tempo, se tornam obstruções reais. O C7 BIOCIDE é a solução mais adequada com uma formulação altamente eficaz para a sua prevenção. Por sua vez, as instalações existentes e antigas, frequentememte, apresentam fugas ou perdas mínimas que poderão criar uma outra série de problemas em todo o sistema. O C4 LEAK SEALER tem a finalidade de eliminar as perdas, em menos de 24 horas, criando um microfilme de proteção e selando todos os pontos de pontencial fuga de fluido vetor.