16 fevereiro 2022

Hidráulica 39: o mais recente número da nossa revista técnica

Qual o tema da Hidráulica 39?

Dedicada ao risco de refluxo de poluentes nas redes de distribuição hidrossanitária, este número da nossa revista técnica não poderia ser mais atual.

As redes hidráulicas de distribuição de água sanitária devem manter inalteradas as características de potabilidade da própria água, ao longo de todo o seu percurso. Se assim não fosse, falar-se-ia em poluição no ponto de utilização, o que poderia representar um enorme perigo.

O refluxo de poluentes através das redes pode ocorrer por dois motivos: por contrapressão e por sifonagem. Neste novo número da Hidráulica explicamos, recorrendo a exemplos práticos e esquemas dedicados, as causas, as soluções aplicáveis e como evitar o risco. 

Existem normas de referência para o problema do refluxo?

Nesta edição fazemos referência à norma EN 1717:2000, que é a mais atual para a avaliação do risco.
É o ponto de referência em matéria de prevenção contra a poluição da rede hídrica causada pelo refluxo de fluido, proveniente das instalações a jusante. Saiba mais, consultando esta nova edição.

 

Riduttore di pressione acqua come scegliere

Quais são os dispositivos antirrefluxo aconselhados?

Os dispositivos de proteção estão reagrupados em oito famílias, identificadas pelas letras que vão de A a L, cada uma das quais pode ter uma ou mais variantes designadas por Tipos, também estes classificados com as letras de A a D. A norma EN 1717 especifica, para cada tipo de dispositivo, a categoria mínima e máxima do fluido e as condições em que pode ser aplicado para a proteção contra o refluxo na instalação.

A instalação destes dispositivos em sequência, com a adição de filtros, válvulas de interceção, tomadas de pressão e reservatórios com separação atmosférica chama-se Unidade de Proteção.

Abordamos desde as mais simples válvulas de retenção não controláveis às controláveis, das válvulas com dupla retenção às quebra-vácuo, para chegar finalmente aos desconectores mais técnicos.

Também dedicamos um guia de gamas específicas a este tema, vale a pena certamente consultá-lo.

Porque são importantes os desconectores?

 

 

Download hIDRáULICa 39