04 outubro 2019

Filtro de sujidade magnético para instalação sob a caldeira Caleffi XS®

 A caldeira e, em geral, a instalação doméstica podem ser protegidas através da inclusão de um separador de sujidade que une a limpeza normal do sistema à grande vantagem de fazer depositar as impurezas na parte inferior do mesmo, de modo a que não ocorram variações nas características do fluxo do dispostivo. A instalação deste tipo de dispositivos requer um espaço específico, que nem sempre está disponível, especialmente quando a caldeira está instalada na cozinha.

O filtro de sujidade magnético para instalação sob a caldeira Caleffi XS® resolve todos os problemas relacionados com a proteção da caldeira e da instalação térmica, apresentando um design compacto, único no mercado.

 

 

  • FLEXÍVEL E COMPACTO (eXtra verSátil + eXtra Small)

As dimensões extremamente reduzidas tornam-no adequado a todos os tipos de caldeira quer em instalações novas, quer em instalações requalificadas. O dispositivo pode ser ligado diretamente à caldeira através de uma ligação flexível na parede, ou instalado nesta última com uma ligação flexível à caldeira.

  • ESTETICAMENTE AGRADÁVEL (eXtra eStético)

Frequentemente, em instalações domésticas, a caldeira está instalada na cozinha: por vezes num armário de parede ou, na maioria das vezes, à vista. No caso de substituição de caldeiras antigas, a ligação à parede é feita com tubo flexível; nestas circunstâncias, a necessidade de incluir outros componentes (como separadores de sujidade) não está completamente em linha com a estética interior.

Com as suas linhas suaves, as partes cromadas e de plástico branco que condizem com a cor do invólucro da caldeira, o Caleffi XS® tem um impacto mínimo, sendo agradável aos olhos. As suas dimensões compactas ajudam ainda mais a que o componente não se torne invasivo do ambiente doméstico e a que quase passe despercebido.

 

 

 

 

  • FUNCIONAL (eXtra Seguro + eXtra PoderoSo)

Os dispositivos de limpeza devem ser instalados na tubagem de retorno à caldeira, com a finalidade de captar as impurezas antes que estas possam atingir e danificar o permutador e o circulador. O filtro de sujidade magnético para instalação sob a caldeira Caleffi XS® separa mecanicamente as impurezas presentes na instalação através de um efeito triplo: um filtro de malha em aço (secção de passagem Ø 0,80 mm) para as partículas ligeiras não ferrosas, um potente íman em neodímio para os componentes ferrosos, e uma câmara ampla para a recolha de partículas mais pesadas.

  • MANUTENÇÃO SIMPLES (eXtra Simples)

As janelas transparentes simplificam a verificação da necessidade de manutenção do componente. A limpeza pode ser feita seguindo os seguintes passos.

O Caleffi XS® tem uma válvula de interceção incorporada; depois de desligar a caldeira, fechar a referida válvula, e, sem necessidade de nenhuma ferramenta, desapertar a tampa branca com o íman; as impurezas ferrosas caem na câmara de recolha, e, neste momento, será possível desmontar a própria câmara do resto da válvula.

A limpeza dos componentes internos é imediata e a montagem é simples e à prova de erros.

 

  • E OS ADITIVOS QUÍMICOS?

Para uma melhor proteção da instalação, os regulamentos requerem a utilização de aditivos químicos que desempenham diversas funções.

  • limpeza da instalação: esta categoria inclui todos os produtos para remoção de sujidade e depósitos, óxidos metálicos, gorduras, óleos e resíduos de processamento em instalações novas ou existentes.
  • proteção da instalação: esta categoria é muito mais vasta, mas entre os produtos mais conhecidos e utilizados encontram-se os inibidores de corrosão e de incrustações para instalações com radiadores ou de chão radiante.

Nas instalações domésticas, a introdução destes produtos resulta quase sempre complicada e até impossível. Utilizando o Caleffi XS®, graças a um adaptador específico, os aditivos podem ser doseados no interior da instalação de modo simples e imediato. Depois de fechar a válvula e de desmontar a câmara de filtração e de separação de sujidade, ligar o adaptador à válvula e o contentor do aditivo químico (C3 Cleaner Fast ou C1 Inhibitor Fast). Depois abrir a válvula e injetar o líquido em pressão.