29 novembro 2021

Como proteger uma bomba de calor do gelo?

Se está a ler esta notícia, significa que, provavelmente, já deve ter uma bomba de calor em casa. Já passou pelo processo de seleção para encontrar o equipamento mais adequado às suas necessidades. Assim, com a chegada do inverno, aqui ficam algumas questões e respostas sobre como proteger as bombas de calor do risco de gelo.

Se ainda tiver dúvidas, pode ler mais sobre o assunto no guia de gamas específicas.

COMPONENTeS para instalações a energia renovável

As bombas de calor instaladas no exterior das habitações podem ser protegidas do gelo adotando algumas medidas e utilizando um componente que iremos apresentar de seguida. 

Valvola antigelo Caleffi serie 108

VÁLVULA ANTIGELO SÉRIE 108

A válvula antigelo série 108 permite a descarga do fluido do circuito quando a sua temperatura atinge um valor médio de 3 °C. Deste modo, impede-se que o gelo se forme dentro de uma instalação com bomba de calor, evitando eventuais danos no equipamento e na tubagem.

instalação deste dispositivo é feita no exterior da habitação, onde se verificam as temperaturas mais baixas, devendo ser posicionado tanto na ida como no retorno. Além disso, deve ser colocado longe de fontes de calor que podem afetar o seu desempenho.

faça download do catálogo técnico para informação adicional