15 outubro 2021

Caleffi XP: a escolha transparente para a água quente sanitária

O problema

As incrustações causadas pela dureza da água sanitária provocam danos às instalações e aos equipamentos quer em termos de desgaste, quer de desperdício energético. De facto, o calcário reduz de forma significativa a permuta térmica e causa ruturas e mau funcionamento, para além de deixar marcas antiestéticas difíceis de remover nas torneiras, cabines de duche e nos restantes aparelhos sanitários.

Legislação em Itália

Em Itália, a instalação do doseador de polifosfatos é regulada pelo Decreto de 26 de junho 2015, que introduziu a obrigação de tratamento químico para cada tipo de instalação, e pela norma técnica UNI 8065 de 2019 que torna obrigatórios os tratamentos de aditivos químicos, quer para instalações novas quer existentes, independentemente do valor de dureza e da potência da instalação para a produção de água quente sanitária.

A solução

doseador de polifosfatos para instalação sob a caldeira Caleffi XP, montado na tubagem da água fria sanitária que alimenta a instalação para a produção de AQS, limita a formação de calcário na própria instalação. Consequemente, contribui para manter no tempo as prestações de permuta térmica no gerador e no permutador. Para além disso, combate as corrosões e restaura progressivamente as instalações já parcialmente inscrustadas e sujeitas a corrosão.

Come funciona?

O Caleffi XP contém polifosfatos alimentares de sódio e de cálcio em cristais. Estes unem-se aos iões de cácio e magnésio formando um composto químico semelhante ao calcário que porém, ao contrário deste último, não consegue aderir às superficies da tubagem. Forma-se, assim, uma película que impede a precipitação de cálcio e magnésio e a consequente formação de depósitos de calcário. Além disso, os polifosfatos ajudam a eliminar o calcário já existente.

A vantagem do Caleffi XP

Aliado à eficiência do tratamento, o Caleffi XP garante também um outro requisito fundamental da instalação de produção da água quente sanitária: a potabilidade da água sanitária.
Os cristais de polifosfato utilizados no doseador Caleffi XP são polifosfatos alimentares. O inovador sistema Caleffi de dosagem proporcional com duplo Venturi permite uma dosagem muito precisa, abaixo do limite máximo de fósforo total (5 mg/l) permitido em água potável (em conformidade com as normas italianas e europeia). Contínuo e controlado, mesmo com caudal mínimo na torneira ou com um fluxo variável de água, a sua precisão faz toda a diferença.

Em conclusão, água perfeitamente potável e duração da carga de polifosfatos superior a 6 meses (facilmente verificável através das janelas transparentes).

DOWNLOAD CATÁLOGO TÉCNICO CALEFFI XP