26 abril 2022

Building Information Modeling (BIM) em Portugal – O 4º Congresso PTBIM

BIM significa Modelagem das Informações de Construção (Building Modeling Information). Muitas são as inovações tecnológicas a revolucionar, praticamente, todas as atividades que executamos diariamente. Na área da construção civil, particularmente, vemos esta inovação a alcançar cada vez mais sucesso com a digitalização de todo o projeto. 

A metodologia BIM permite fazer a monitorização de todo o ciclo de vida do produto, juntamente com todas as suas informações técnicas, otimizando prazos e custos, assim como, a eficiência de todos os processos. É errado pensar que o BIM consiste apenas num simples modelo 3D quando, na verdade, traz consigo toda uma base de dados que pode ser consultada - uma abordagem diferente à fase de projeto, construção, gestão e manutenção.   

No Mundo, o processo de introdução do BIM já vem acontecendo muito rapidamente. Na Finlândia, nomeadamente, o BIM é norma na fase de projeto. No caso do Reino Unido, desde 2016 que todos os projetos com contratação pública são baseados em BIM.

Em Portugal, já podemos encontrar bastantes exemplos de implementação muito distintos. Inclusive, vimos a sua aplicação a originar o 1º congresso Português de Building Information Modeling, o PTBIM.

Com efeito, de 4 a 6 de maio de 2022, irá decorrer no Espaço Vita, em Braga, a 4ª edição do PT BIM, e será coorganizada pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho, pelo Instituto Superior Técnico, e pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

No que diz respeito à Caleffi, desde 2014 que decidimos embarcar no caminho BIM após os estímulos vindos do estrangeiro. Após muita análise e investigação, alcançamos um nível bastante elevado de know-how e de qualidade dos ficheiros para BIM

Com uma biblioteca que oferece, atualmente, centenas de objetos que podem ser descarregados gratuitamente do nosso website, e publicados nos portais mais utilizados pelos projetistas de instalações a nível internacional, acreditamos, vivamente, que a nova era da modelação digital permitirá à indústria da construção projetar instalações com maior clareza, precisão e exatidão, utilizando requisitos precisos.