07 Dezembro 2021

Nossos esforços para a sustentabilidade ambiental

Este ano, todos fomos alertados, mais do que nunca, para a questão urgente da poluição ambiental, da sustentabilidade das nossas ações e do impacto da vida humana no planeta.

A 2030 Agenda, um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, a todos e cada um de nós a fazer a nossa parte, todos os dias, na construção de um mundo diferente e sustentável.

Fomos desafiados a assumir um papel mais ativo e abraçamos esse desafio com grande entusiasmo. Na verdade, adicionamos novas metas ao nosso plano estratégico de sustentabilidade corporativa.

 

sostenibilità ambientale

TODOS OS MATERIAIS UTILIZADOS NA FABRICAÇÃO SÃO RESULTADO DE UM PROCESSO SUSTENTÁVEL

Uma das primeiras coisas que fizemos foi atualizar nossas fábricas para torná-las eco-friendly. No departamento de processamento mecânico, substituímos equipamentos de ventiladores antigos por equipamentos de nova geração. Decidimos usar iluminação LED em vários departamentos e instalar caldeiras de condensação em todos eles. As obras de modernização realizadas envolveram também a cobertura do Caleffi 1 (em Fontaneto): 36% da área de 47 mil metros quadrados passou a ter uma superfície refletiva moderna. O objetivo é concluir o projeto nos próximos anos de forma a alcançar não só uma economia significativa de energia, mas também uma melhoria efetiva das condições de trabalho.

Eliminação do desperdício e redução de materiais poluentes também são prioridade para a Caleffi. Como fabricante de componentes e sistemas de aquecimento e encanamento, nossa empresa processa grandes quantidades de latão todos os anos.
Cumprimos os regulamentos que exigem o uso de ligas com baixo teor de chumbo ou sem chumbo em determinados países. Para se manter à frente do tempo, atender às demandas do mercado por produtos cada vez mais verdes e cumprir os requisitos legais futuros, nós usamos componentes de liga com baixo teor de chumbo em muitos de nossos produtos, que são distribuídos em todo o mundo.

5350..H

Além disso, buscamos encontrar soluções que visem a recuperação de 100% dos resíduos do processamento mecânico. Instalamos sistemas inovadores nas máquinas das nossas unidades de produção para que possamos também recuperar restos de latão e resíduo de óleo e emulsão, que desempenham um papel crucial em certos processos. Não consideramos nada garantido, e o fato de sermos capazes de fazer isso em grande número tem um impacto notável na produção: nosso sistema de recuperação de óleo nos permite recuperar mais de 50% do óleo que usamos em um ano (90.000 litros) e o sistema TTS para peneirar, separar e recuperar 100% das limalhas produzidas (mais de 6.500.000 quilos).

 

 

Um total de 1.000. TN de plásticos de alto desempenho são processados em nossas fábricas todos os anos. Nós definitivamente nos livramos de sobras e material fresado há mais de 10 anos. Hoje, ao inovar constantemente nossas plantas de produção, somos capazes de reutilizar e reciclar até 98,5%, coletando tudo que pode ser limpo e reutilizado, re-fresado e realimentado na máquina, ou separando tudo que pode ser reciclado por empresas externas.

Nosso grande projeto de recuperação também inclui embalagens plásticas: para algumas linhas e para clientes específicos, deixamos de usar a embalagem termoencolhível e fizemos alterações em nosso sistema de embalagem. Como resultado, podemos usar 6 toneladas a menos de celofane por ano.

Nos últimos dois anos, a empresa foi se desfazendo lentamente do papel e do papelão. Introduzimos um novo sistema de separação de resíduos, colocando estrategicamente 21 prensas verticais para compactar grandes quantidades de papelão (bem como embalagens de plástico recebidas) em fardos compactos, que são totalmente reciclados.

Com a reciclagem de papelão, evitamos que pelo menos 300 toneladas de CO2 sejam lançadas na atmosfera. Equivalente a plantar 2.000 novas árvores.

Estamos trabalhando em vários projetos na área de sustentabilidade ecológica. Além disso, estamos procurando soluções que nos permitam colorir tecnopolímeros em uma eco-friendly forma e recuperar até 100% dos resíduos pós-processamento. Em suma, nunca paramos.

85% DE NOSSOS MATERIAIS SÃO PROVENIENTES DA ITÁLIA

Temos um compartilhamento visão de sustentabilidade. Nós nos esforçamos para construir um círculo virtuoso envolvendo nossos fornecedores, funcionários e clientes. Conhecemos bem todos os nossos fornecedores e com muitos deles estabelecemos relações de confiança, que se mantêm ao longo dos anos, uma vez que quem trabalha connosco deve respeitar os mesmos padrões éticos, sociais e de qualidade que nos propomos. Nos últimos anos, optamos por manter uma cadeia de abastecimento curta: na verdade, hoje, 98,7% das matérias-primas utilizadas na fabricação dos produtos Caleffi são provenientes da Europa e 85% exclusivamente da Itália. Tsua escolha consciente nos permite monitorar direta e continuamente nossos fornecedores, reduzir significativamente as emissões de CO2 e garantir que não fornecemos nossos materiais de países onde o trabalho humano não é valorizado, respeitado e desenvolvido.

Caleffi Green

E NOSSA EMBALAGEM? É 100% RECICLÁVEL

Estamos comprometidos com embalagens verdes para minimizar o impacto ambiental de nossos suprimentos e também estamos explorando novas oportunidades para embalagens de impacto zero. Nesse ínterim, pedimos aos nossos clientes que descartem adequadamente as caixas, embalagens e embalagens protetoras.

Como? Desde fevereiro de 2021, temos adicionado gradualmente novos conteúdos às nossas icônicas caixas verdes, ou seja, instruções de descarte, que agora são mais essenciais do que nunca na embalagem.
Estamos confiantes de que ser mais transparentes com nossos clientes os ajudará a não descartar resíduos de maneira incorreta e a não ter preguiça de seguir as instruções de descarte. Ajudando você a ajudar o planeta, todos juntos.