09 novembro 2017

Novo Foco Técnico: Válvula de regulação independente da pressão FLOWMATIC®

As instalações de caudal variável são as mais difíceis de balancear, pois as pressões diferenciais e, por isso os caudais em rede, variam continuamente em função da posição de abertura ou de fecho das válvulas de 2 vias. Estas variações apenas podem ser mantidas sob controlo com dispositivos de balanceamento que trabalhem em condições dinâmicas, ou seja, em posições variáveis. Nas instalações de caudal variável, os dispositivos de tipo estático só podem servir para limitar os caudais máximos, mas não conseguem fazer face à natureza dinâmica que caracteriza o funcionamento destas instalações.
É frequentemente necessário que exista quer regulação, quer balanceamento para cada terminal de emissão nas instalações de caudal variável. Tomemos como exemplo as instalações de climatização com ventiloconvetores. Para este tipo de instalação, os estabilizadores automáticos de caudal possuem um campo de aplicação limitado, já que devem ser associados a uma válvula de zona e preveem a regulação fixa do caudal.
Por sua vez, utilizando a válvula de regulação independente da pressão FLOWMATIC®, é possível pré-regular o caudal no valor pretendido e regular o circuito através de um atuador ON/OFF ou modulante: duas funções num único dispositivo.

Download do Foco Técnico

Para informações complementares sobre o balanceamento dinâmico dos circuitos, recomenda-se a leitura do Foco Técnico anterior dedicado aos estabilizadores automáticos de caudal - AUTOFLOW®:

Download Foco Técnico - AUTOFLOW® 

Listagem de todos os números de Foco Técnico