17 maio 2017

Quais as diferenças entre um filtro e um separador de sujidade? Qual é mais adequado instalar?

A era das novas tecnologias conduziu a inúmeras melhorias nas instalações, mas também criou a exigência de uma limpeza completa e constante no interior do circuito fechado, sobretudo para preservar os permutadores de caldeira, que têm passagens cada vez mais estreitas e facilmente obstruíveis.

Para além do tratamento da água com a qual se enche a instalação, é necessário utilizar também dispositivos de limpeza no interior do sistema de aquecimento, como filtros ou separadores de sujidade. A utilização de filtros em Y, como a série 577, graças à sua configuração, consegue bloquear as partículas de sujidade até dimensões de 0.40 mm na primeira passagem. Todavia, requer uma manutenção importante para evitar que a obstrução da malha de filtragem obstrua a circulação do fluido. Por sua vez, o separador de sujidade, especialmente na versão com ímanfunciona segundo o princípio da decantação: graças a uma alargamento da secção de passagem, desacelera o fluido que o atravessa e, com o auxílio de uma rede interna, faz cair as partículas de sujidade através da gravidade, com uma capacidade de filtragem até 5µm. As impurezas são progressivamente recolhidas na parte inferior do dispositivo, contudo a limpeza ocorre através de repetidas passagens.
 

Ambos os componentes, aplicados individualmente, desempenham adequadamente a sua função de limpeza do sistema, mas a solução para maximizar as vantagens será combinar ambos, de modo a que se possa desfrutar em pleno dos benefícios de cada produto. Desta necessidade, nasceu a série 5453. De facto, neste filtro-separador de sujidade, a passagem ocorre primeiramente pelo separador de sujidade, onde é recolhida a maioria das impurezas, e depois pelo filtro que tem a função de recolher as restantes partículas. Deste modo, à malha de filtragem chega apenas uma quantidade reduzida de “sujidade”, reduzindo o risco de obstrução e mantendo, assim, as perdas de carga do dispositivo reduzidas. Com a instalação limpa, a presença do filtro permite recolher as impurezas que se soltam da tubagem ou de outros componentes da instalação.

 

 

 

Comentários a publicações do blog
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.