31 outubro 2018

Série 149: o pequeno grande kit para fancoil

A ligação das unidades terminais, como os fancoil ou as unidades de tratamento de ar, pode tornar-se bastante complicada sem o equipamento adequado. Graças à sua experiência consolidada em instalações de climatização ao lado do instalador, a Caleffi desenvolveu a série 149 apenas para simplificar a instalação de todos os componentes necessários para a gestão e manutenção da unidade terminal.

A série 149 - grupo de ligação e regulação para unidades terminais AVAC - é composta por todos os acessórios necessários para garantir uma operacionalidade simples neste tipo de instalação, como a colocação em funcionamento e manutenção dos componentes onde se encontra instalada.

A válvula de regulação independente da pressão (FLOWMATIC®), integrada no seu interior, é um dispositivo composto por um regulador automático de caudal e uma válvula de controlo por meio de um atuador. Este componente é capaz de limitar o valor máximo de caudal e de o manter constante, apesar das contínuas variações de pressão diferencial que podem subsistir no interior do circuito. O caudal máximo pode ser facilmente definido graças ao manípulo de regulação que é numerado com uma escala de 10 posições. Cada valor corresponde a um décimo do campo de trabalho do cartucho.

A válvula pode ser controlada automaticamente através de um atuador proporcional (0-10V), que permite uma regulação posterior do caudal dentro do campo pré-regulado, ou através de um comando ON-OFF, para a interceção simples do circuito, de modo a adaptar-se perfeitamente ao tipo de regulação eletrónica requerida pelo sistema.

Graças à sua configuração interna especial, a válvula de regulação nunca perde a autoridade para o resto da instalação; esta característica única assegura um controlo preciso e pontual do caudal, mesmo em condições de carga parcial.

Também duas válvulas de 3 vias estão presentes no interior da série 149. Estas permitem diversas funcionalidades do componente, como uma fácil fluxagem periódica, a interceção com função de bypass e a descarga do fluido vetor para manutenção do terminal. O cartucho de filtragem interno protege a unidade terminal de impurezas, garantindo sempre a máxima performance. A manutenção do filtro pode ser efetuada durante a função de interceção da unidade terminal, extraindo e limpando diretamente o cartucho.

O dispositivo Venturi calibrado do kit, juntamente com a facilidade de regulação da FLOWMATIC® integrada, garante a agilidade da fase de colocação em funcionamento.

A ampla gama de ligações (1/2", 3/4", 1") e as diversas gamas de caudais disponíveis tornam o grupo de ligação e regulação para unidades terminais adaptável a qualquer tipo de instalação.

O número de uniões internas é reduzido ao mínimo, de modo a limitar a possibilidade de perda de fluido a longo prazo.

As alavancas de manobra e as portas de ligação são todas posicionadas no lado do kit, de modo a que este se adapte a qualquer instalação, permitindo que as ligações coincidam sempre com as tubagens de ida e retorno.

Finalmente, a eficiência energética é assegurada pelo isolamento em borracha pré-formada, fabricado em material EPP rígido, que previne também problemas de condensação, em conformidade com as normas anti-incêndio.

 

DONWLOAD DO CATÁLOGO TÉCNICO SÉRIE 149