19 Setembro 2018

Hidráulica n. 35 | Requalificação das instalações - Desinfeção térmica

Hidráulica, a revista do setor sobre instalações publicada pela Caleffi, chegou ao número 35.
O grafismo mudou, mas o conteúdo mantém a qualidade de sempre e o mesmo objectivo de divulgação das principais questões ligadas ao projeto e execução de instalações hidrotérmicas. 

BAIXE A HIDRÁULICA N.35


Temas abordados nesta edição?

Como é agora amplamente conhecido, a questão da eficiência energética é de primordial importância para o bem da nossa saúde e para a sustentabilidade do nosso planeta. E, nesse âmbito, são de notável relevo a poupança que se pode obter reduzindo a dispersão térmica dos edifícios existentes e melhorando a eficiência térmica das suas instalações.

Dever ter-se em conta que na Europa, uma percentagem muito elevada das necessidades totais de energia serem consumidas para aquecer os edifícios civis. Razão pela qual várias diretivas européias tentaram, e ainda estão tentando, reduzir esses consumos. Estabelecendo metas cada vez mais desafiadoras a serem alcançadas: diretrizes que em nosso setor, levaram à obrigação de redesenvolver os antigos sistemas centralizados com colunas com válvulas termostáticas (doravante também referido como o símbolo VTS). E é em relação a essa obrigação, que consideramos útil recordar os principais aspectos técnicos que a caracterizam e a realidade da situação atual, que, como veremos melhor depois, não cumpre os objetivos acima mencionados nem uma gestão econômica e confortável das instalações.