11 Julho 2018

10 ANOS DE CUBOROSSO

Há 10 anos inauguramos o CUBOROSSO, o Centro de Investigação e Desenvolvimento da Caleffi dedicado aos componentes existentes, novos produtos e para a exploração de soluções alternativas.

Em 20 de junho de 2008, Cristina e Marco Caleffi cortaram a fita na frente de inúmeros convidados. Muitos de revistas do setor e da imprensa nacional. Um dia de festa agradável que ofereceu um momento interessante de estudo e análise: um convidado ativo, Marco Fortis * deu uma palestra intitulada "A força da industria de manufatura: um recurso precioso para Itália".

Aqui alguns links de revistas de imprensa no tempo:

http://www.edilportale.com/news/2008/06/aziende/inaugurazione-nuovo-cent...
http://www.fondazioneedison.it/binaries/pdf/ist2008/20080901-rci.pdf
http://www.fondazioneedison.it/binaries/pdf/ist2008/20080626-corriere_di...


O centro abriga os laboratórios de testes de produtos e a Divisão Técnica, que emprega cerca de trinta pessoas. Além disso, é aqui que está a sala CALEFFI EXPERIENCE, o show-room de alta tecnologia e local para reuniões de treinamento técnico.

Uma curiosidade: porquê CUBOROSSO? 

O vermelho foi escolhido em homenagem à cor da ciência e tecnologia italiana, simbolizado por marcas industriais de referência e importantes parques tecnológicos italianos: o empreendedorismo e a pesquisa científica perseguem-se mutuamente buscando a excelência e o vermelho para realçar a estrutura no contexto territorial em que está localizado.

O cubo simboliza a solidez da empresa e a natureza científica da pesquisa, um simbolismo que incorpora a essência do compromisso de Caleffi: melhoria contínua.

Este é o resultado da genialidade do arquiteto Francesco Rusconi-Clerici, do estúdio Tekne, em Milão: "O objetivo que queríamos criar era dar um forte sinal de inovação, uma visibilidade ainda mais impactante do principal local de produção do Grupo. Nasceu, portanto, como uma exposição de riqueza de instrumentos, equipamentos, controles, instalados em uma caixa metálica rigorosa, modular, porque o ferro expressa ductilidade e flexibilidade, como a planta inteira mostrou em sua vida".

Baixe a brochura de apresentação do CUBOROSSO Caleffi


O CUBOROSSO 10 anos depois

Desde junho desse ano, percorremos um longo caminho e o desejo de fazer a nossa parte, em termos de inovação dentro da nossa ára, permaneceu inalterado. O CUBOROSSO tornou-se um verdadeiro ícone dentro do mundo Caleffi, tanto que é reproduzido na exposição como uma marca reconhecível ao longe. A empresa "deslocalizada", de certa forma, um contêiner de inovação, também na comunicação visual da empresa: este é o projeto de vídeo mapping na MCE 2016 (clique neste link) e este é o projeto de Realidade Aumentada na MCE 2018 (clique neste link). Quem sabe quais novidades nos aguardam em torno de nosso CUBO.

 

BOM ANIVERSÁRIO CUBOROSSO, BOM ANIVERSÁRIO PARA NÓS



*Quem é Marco Fortis: Licenciado em Ciência Política, ele é diretor e vice-presidente da Fundação Edison. Ele leciona Economia Industrial e Comércio Exterior na Faculdade de Ciências Políticas da Universidade Católica. Co-editor da revista "Economia Política - Jornal de Economia Analítica e Institucional", ele também é autor de numerosos livros sobre economia italiana e internacional. Editorialista do "Il Sole 24 Ore", "Il Messaggero" e "Il Foglio", é vice-presidente da Fundação Donegani. Membro dos Comitês Científicos da Fundação Edison, do Centro de Pesquisas em Análise Econômica da Universidade Católica (CRANEC) e da Nomisma, integra o Comitê Executivo do Instituto Aspen Italia. Ele é diretor da RAI.