03 outubro 2016

DIRTMAGSLIM®

Apresentamos-lhe o novíssimo DIRTMAGSLIM®

 

 

PORQUE NASCEU ESTE NOVO SEPARADOR DE SUJIDADE?
A situação económica no nosso país está a limitar fortemente, e de há alguns anos a esta parte, a realização de novas construções e, consequemente, de novas instalações de climatização. Paralelamente, assiste-se a um forte incentivo para a substituição de caldeiras existentes por caldeiras a condensação. É aqui que se insere o novo DIRTMAGSLIM®: se o projeto envolver, como na maioria dos casos, a substituição da caldeira e a instalação de válvulas termostáticas, o instalador tem uma ação limitada para modificar os componentes já presentes na instalação. A única operação paliativa possível é a lavagem da instalação que, porém, não impede a libertação contínua de impurezas ferrosas na água, provenientes de radiadores metálicos e tubagens de ferro - um problema que tende a ser agravado pela idade da instalação. Estas impurezas podem ter efeitos bastante nocivos nas caldeiras, sobretudo em:

  • Circuladores de velocidade variável
  • Permutadores de caldeira água/fumos
  • Permutadores lado sanitário

 

Isto resulta na necessidade de instalação de separadores magnéticos, ou seja, dispositivos capazes de separar as impurezas, aproveitando o princípio físico da precipitação devida à gravidade. O elemento interno, composto por superfícies reticulares dispostas em forma de leque, e que favorece a separação de impurezas, oferece resistência baixa à passagem do fluido e, contrariamente aos filtros em Y tradicionais, não conduz ao aumento das perdas de carga. Por fim, o efeito magnético integrado serve para separar e reter as partículas ferromagnéticas com dimensão entre 5-10 micron.

Infelizmente, o espaço físico necessário para instalar um componente deste tipo geralmente não existe. A solução alternativa convencional prevê a instalação de um filtro em Y na linha de retorno da instalação à caldeira. Com efeito, este componente resolve o problema do espaço reduzido, mas, na ausência de uma manutenção correta, as perdas de carga crescentes provocam, com o passar do tempo, um aumento injustificado dos custos de corrente elétrica necessária para circulação da água. 

O novo separador de sujidade compacto magnético DIRTMAGSLIM® adapta-se perfeitamente à instalação em locais reduzidos. Quando as ligações da caldeira coincidem com a predisposição das ligações à parede - um caso muito raro nas reabilitações, mas típico das novas instalações - as mesmas são feitas do modo representado na imagem.

Se uma caldeira nova é instalada no lugar da existente, a configuração das ligações será seguramente diferente: as ligações são efetuadas através de tubagens flexíveis. Mesmo neste caso, o separador de sujidade DIRTMAGSLIM® garante uma instalação otimizada.

 

 

O separador de sujidade magnético DIRTMAGSLIM® separa e recolhe as impurezas presentes na instalação graças a um defletor interno colocado na via de fluxo.

Este dispositivo cria um movimento turbulento no interior do fluido, conduzindo as impurezas para a câmara de decantação onde, graças ao "estado de calma", as partículas ficam retidas, não existindo o risco de regressarem à circulação. 

Este princípio funcional permite uma perda de carga mínima no interior do componente. A eficácia de separação é maximizada pela presença de um anel exterior magnético.

 

FAÇA DOWNLOAD DA FICHA COMERCIAL